quarta-feira, 20 de maio de 2009

PET - Poli (Tereftalato de Etileno)



O PET - Poli (Tereftalato de Etileno) - é um poliéster, polímero termoplástico.
Simplificando, PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros como embalagens termoformadas, chapas e cabos para escova de dente.
O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, além de ter excelente barreira para gases e odores. Devido as características já citadas e o peso muito menor que das embalagens tradicionais, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção. Por tudo isso, oferece ao consumidor um produto substancialmente mais barato, seguro e moderno. As embalagens Pet são 100% recicláveis e a sua composição química não libera nenhum produto tóxico.

HISTÓRIA DO PET

A primeira amostra desse material foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson, em 1941. As pesquisas que levaram à produção em larga escala do poliéster começaram somente após a Segunda Grande Guerra, nos anos 50, em laboratórios dos EUA e Europa. Baseavam-se, quase totalmente, nas aplicações têxteis. Em 1962, surgiu o primeiro poliéster pneumático. No início dos anos 70, o PET começou a ser utilizado pela indústria de embalagens.O PET chegou ao Brasil em 1988 e seguiu uma trajetória semelhante ao resto do mundo, sendo utilizado primeiramente na indústria têxtil. Apenas a partir de 1993 passou a ter forte expressão no mercado de embalagens, notadamente para os refrigerantes. Atualmente o PET está presente nos mais diversos produtos.

Fonte:Abipet

7 comentários:

  1. Excelente o video, escolhido.Bem didático para pessoas q não do ramo.

    ResponderExcluir
  2. Aguém sabe qual o preço de vinda de um 1kg de pet ?

    ResponderExcluir
  3. Como é fabricado as cerdas dos pincéis para pintura de imóveis com essa matéria prima?

    ResponderExcluir
  4. Cool! Vey nice video!

    ResponderExcluir
  5. qual o fator volumétrico do pet??

    ResponderExcluir
  6. se souber, favor enviar para fred_souza96@hotmail.com
    grato.

    ResponderExcluir