terça-feira, 22 de setembro de 2009

廃棄物 - Muda - Desperdício


A palavra´muda´, significado da palavra japonesa para o desperdício, foi dividido em sete principais desperdícios pelo sr. Taiichi Ohno, chefe da Toyota que são: - Excesso de produção; Trasnporte; Movimento; Espera; Processo; Estoque; Refugo.
Esses tipos de desperdícios são as atividades que adicionam custo mas não agregam valor. Numa Empresa Lean, estes 7 tipos de “Muda” são objetos de uma perseguição sem fim pela eliminação dos desperdícios. Aprender a enxergar o “Muda” a sua volta, é a chave para começar a sua jornada de transformação da sua organização em uma Lean Enterprise.
Em todas as atividades os desperdicios estão presentes, o objetivo das atividades de melhorias Kaizen e a filosofia lean manufacturing é a de identificar os desperdícios e reduzir ou eliminá-los.
A identificação do desperdício não é uma tarefa fácil, as vezes pelo fato de estarmos convivendo com os desperdícios acaba se tornando parte do processo. Por isso é importante saber identificar e atuar na redução do muda.





Figura: Excesso de Produção




Figura: Transporte






Figura: Movimento



Figura: Espera






Figura: Estoque



Figura: Processo








Figura: Defeitos, Refugos


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Visualisando: Defeito, defeituoso, oportunidade de defeitos

Supondo que em um determinado processo, seja necessário calcular a sua capacidade, mas não se dispõe de dados do tipo variável, além disso, comparar esta capacidade com a capacidade de outros produtos. Como fazer neste caso?
Para calcular a capacidade para dados do tipo atributo deve-se considerar os defeitos ocorridos em um determinado período. Mas para o cálculo da proporção de defeitos deve-se definir:

Unidade: Um item que está sendo processado, um produto ou serviço entregue a um cliente. Exemplo: um telefone, um empréstimo, uma fatura, um tecido, um atendimento, etc.

Defeito: Uma falha em atender uma exigência de cliente: bloco de óleo do motor com vazamento, ar condicionado que não refrigera, tecido com manchas, fatura errada, etc.

Defeituoso: Uma unidade que contém pelo menos um defeito.

Oportunidade para defeitos: São as diversas chances ou oportunidades para que o produto apresente um defeito. O número de oportunidades de defeitos irá variar de acordo com a complexidade do produto. Exemplo: o número de oportunidades em um equipamento eletrônico pode ser superior a 3000.

Considerando os dois produtos da figura a seguir:




Figura 01: Produtos taça x automóvel

Estes são exemplos de produtos com complexidades distintas, quais são as oportunidades de defeitos de cada um?
Produto 1: mesmo sendo um produto simples várias oportunidades de defeitos podem ser identificadas, mas é necessário bom senso para limitar as oportunidades possíveis para o produto. Nesse caso pode-se definir três: imperfeições de vitrificação (acabamento), deformação e quebra.
Produto 2: como se trata de um produto muito complexo, existem inúmeras oportunidades de defeito.

Figura 02: Apresentação das possibilidades defeitos

Cálculo de medidas baseadas em Oportunidades

Defeitos por oportunidade, ou DPO: Expressa a proporção de defeitos em relação ao número total de oportunidades em uma categoria de produto/serviço.

Defeitos por milhão de oportunidades ou DPMO: A medida DPO pode ser traduzida para defeitos em um milhão de oportunidades (ou "partes por milhão": ppm). É igual a DPO x 1 000 000 (veja a tabela).

Tabela 1: Tabela DPO

Fonte: Domenech