segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Exercício: Fabricação da Jabulani


Jabulani é a bola de futebol que foi utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas.

Características:

A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Celebrar", em isiZulu.

Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.

Processo de Fabricação

O vídeo encontrado no youtube, apresenta de forma simplificada o processo de fabricação da bola Jabulani. O objetivo é analisar este filme e descobrir os principais pontos de análise para realização de melhorias no processo produtivo. Não temos nenhuma informação adicional à respeito da produção, apenas temos este filme. Utilizaremos os conceitos dos principais desperdícios e propondo melhorias.





Este é um excelente exercício para identificarmos as necessidades de melhorias em um processo de fabricação, a utilização de um vídeo ajuda a rever os processos.

Principais objetivos do exercício:

- Como é fabricado a bola da copa do mundo
- Analisar o processo do vídeo
- Quais são os pontos a serem melhorados, utilizando os conceitos do Lean manufacturing , os problemas designamos como oportunidades, e as possíveis soluções como sugestões a serem implementadas.

Análise Inicial do Vídeo

Tempo: 0:05
Oportunidades: Bolas manufaturadas em excesso, na área da lateral da área produtiva, este é um local inadequado
Sugestão: Identificar a área, caso esteja aguardando algum teste final ou o processo de embalagem.

Tempo: 0:17
Oportunidade: Desperdício de material, sobra de materiais no gabarito da prensa.
Sugestão: Possibilidade de fazer uma melhoria no layout de corte, otimização do corte para reduzir o desperdício de materiais.

Tempo: 0:20
Oportunidade: Excesso de materiais na área da costura.
Sugestão: Utilizar o conceito de fluxo do processo, definir quantidades a serem alimentadas, construir suportes de alimentações com o apoio da gravidade para serem abastecidos.

Tempo:0:22
Oportunidade: A operadora termina a costura e simplesmente joga o material em uma esteira, acarretando um desperdício de tempo de 3 segundos e o deslocamento de aproximadamente de 80cm, uma atividade que não agrega valor ao produto.
Sugestão: Utilizar um tubo de pvc cortado direcionado para a esteira, no qual a operadora somente coloca o material e por gravidade cai na esteira.


Analise o vídeo e continue com as possíveis sugestões de melhorias.

Fonte:
http//www.youtube.com/watch?v=zbLjk4OTRdI
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adidas_Jabulani

Brasil: Mais celulares do que habitantes



Em algum momento daqui até o fim do ano, provavelmente em novembro, o número de acessos de telefonia móvel no País ultrapassará o total da pessoas. O País deve fechar o ano com cerca de 200 milhões de celulares, para uma população de 193,2 milhões.

Isso não quer dizer que todas as pessoas terão telefones. O que acontece é que cada vez mais consumidores têm dois ou mais chips, principalmente pré-pagos, interessados em aproveitar a melhor promoção em vigência. Pelos cálculos de algumas operadoras, cerca de 30% da base tem mais de um chip.

Outro fenômeno que impulsiona o crescimento é proliferação de outras máquinas, que não celulares, equipadas com chips de telefones móveis. São modems de banda larga sem fio, rastreadores de veículos, leitores de cartões de crédito e de débito, medidores de consumo de eletricidade e máquinas de venda automática, entre outros.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), havia, em julho, 5,4 milhões de terminais de dados com chips de celular, num total de 164,9 milhões de acessos de telefonia móvel.

"O número de acessos deve continuar crescendo", afirmou Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, que prevê os 200 milhões de celulares para o fim do ano. "Mas será cada vez mais difícil para as operadoras ganharem receita com o crescimento dos acessos. A receita de voz está caindo", explicou Tude. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".


Para atender toda essa demanda, as empresas fabricantes de celulares utilizam das modernas ferramentas de gestão da produção. Na fabricação de celulares utilizam de materiais pequenos e da tecnologia SMD (Surface Mount Device), montagem de componentes em placas de circuitos eletrônicos. Na montagem automatizada SMD, requer o máximo de cuidado no manuseio e nos controles internos da qualidade (ESD). Um erro na montagem de um componente SMD, pode gerar um grande transtorno.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo




No livro Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo, Shigeo Shingo nos apresenta diversos estudos de casos ocorridos durante sua vasta experiência na área industrial. Os originais deste livro foram resgatados pela viúva do Eng. Shingeo da sua biblioteca particular. O livro, mostra como analisar um problema de vários ângulos evitando a sua resolução parcial. Segue abaixo uma pequena descrição de um estudo de caso analisado pelo engenheiro:

¨Em uma fábrica produtora de bases utilizadas em ferros de passar, uma das operações consistia em remover a árvore de peças fundidas (figura 01) . Os operários quebravam a árvore com um martelo enquanto o molde ainda estivesse quente. Uma vez resfriada, a remoção era difícil. Conforme assistia o trabalho, observei que os operários estavam sempre batendo nas árvores , a partir de um determinado ângulo. Depois de perceber isso, comecei a imaginar se o processo poderia ser mecanizado. Uma máquina foi comprada para transportar os moldes em uma esteira que os fazia cair de uma determinada altura no qual eles atingiam estrategicamente uma prancha posicionada abaixo (figura 02). A prancha estava num ângulo tal que as árvores a atingiam precisamente no mesmo ângulo em que os operários as estavam golpeando com o martelo. O mecanismo foi um sucesso e liberou os operários do trabalho fatigante e sujo.¨




Figura 01:Moldagens de Ferro


Figura 02: Separando peças de ferro





Fonte: Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo, Shigeo Shingo.