terça-feira, 9 de novembro de 2010

Câmera Fotográfica Digital - Inclusão Digital - Bigshot Camera



Em 2004, Ross Kauffman e Zana Briski realizaram o documentário Nascidos em Bordéis , retrato de várias crianças que vivem no distrito de luz vermelha de Calcutá .O cineasta deu a cada criança uma câmera e ensinou-lhes a fotografia para que eles pudessem começar a olhar o mundo com um novo conjunto de olhos, revelando esperança e descobrir talentos escondidos dentro de si. Como resultado, muitos deles encontraram a força necessária para romper com sua situação e começar a traçar novos planos para suas vidas. Convencido do potencial de uma câmera explicitamente concebido para a educação, Nayar lançou o projeto Bigshot em 2006. O primeiro conjunto de câmeras Bigshot foram produzidos para uso em oficinas-piloto em 2009.

A câmera digital Bigshot vem como um conjunto de blocos que os alunos podem montar a câmera seguindo um passo-a-passo que contém na seção Build do Bigshot website , e como a câmera funciona de forma explicativa e ilustrativa.

A Bigshot apresenta uma roda de lente polyoptic, que seus criadores compararam a um canivete suíço .Girando a roda, o usuário pode escolher entre um conjunto de lentes diferentes: vista normal, panorâmica ou estéreo. Fotos que são tomadas no ambiente estéreo pode ser visto com vermelho-ciano óculos 3D e apareça tridimensional. A óptica estéreo é baseado em um projeto proposto pelo DJ. Kang, IS Kweon and R. Cippola in 1999. Os três retângulos vistos na parte superior da roda são stencils que transmitem os campos de vista captados olhando através do visor da câmera. As imagens capturadas pela roda são codificados e são processadas por um software para produzir as imagens finais, tornando Bigshot uma câmera computacional .


Embora possa ser alimentado com uma bateria AA , um gerador está incluído dentro da câmera no qual a câmera continua funcionando se a bateria acabar. A manivela é acoplado a um dínamo por um conjunto de engrenagens , e a força resultante que é gerado pelo dínamo é armazenada em um capacitor para uso pela câmera. Cerca de cinco rotações da manivela são suficientes para produzir carga suficiente para o usuário tirar uma foto.


As cores da Bigshot foram inspirados pelos do M & M's doces, e na parte traseira da câmera é transparente no qual é possível visualizar seus componentes mecânicos e eletrônicos, permitindo que um aluno mostre e explica como funcionam as engrenagens ao girar a manivela.


O endereço do sitio da BigShot é explicado detalhadamente o processo e os seus componentes eletrônicos e mecânicos, vale a pena acessar.








Do ponto de vista da Engenharia de Produção, os conceitos do DFMA foram aplicados no desenvolvimento e montagem da câmera Big Shot. O DFMA (Design for Manufacturing and Assembly- Projeto para Manufatura e Montagem). Combinação dos conceitos de DFM (Design for ManufacturingProjeto para Manufatura) e DFA (Design for AssemblyProjeto para Montagem). Esta metodologia auxilia no desenvolvimento de um produto e na sua montagem, possuindo como seu principal objetivo o de redução de custo e melhoramento das necessidades dos seus clientes, tendo em vista a simplificação do projeto e a sua montagem aliado a um aumento da qualidade do produto. Veja a sequência da metodologia:

As principais diretrizes para a utilização do DFMA são as seguintes:

- Projetar para um número mínimo de componentes;
- Utilizar componentes e processos padronizados;
- Desenvolver uma abordagem de projeto modular;
- Utilizar uma montagem empilhada/unidirecional;
- Facilitar alinhamento e inserção de todos os componentes;
- Eliminar parafusos, molas, roldanas;
- Eliminar ajustes;
- Utilizar e promover o trabalho em equipe (engenharia simultânea);
- Compara o uso de diferentes combinações de materiais e processos de fabricação selecionados para as partes de uma montagem;
- Procurar padronizar materiais, acabamentos e componentes;
- Componentes com forma ergonômica;
- Determina o impacto no custo com o uso destes materiais e processos.





No segmento de câmera fotográficas descartáveis ou reutilizáveis, que utilizam filmes fotográficos e tem uso apenas para 27 fotos , as empresas Fuji e Kodak utilizam do conceito DFMA, objetivando a redução de custo, esta câmera custa R$16,00 não incluindo o valor da revelação do filme fotográfico. abaixo temos a demostração da utilização da metodologia que conseguiu reduzir o peso da câmera fotográfica de 51g para 45g, mas teve um aumento da quantidade de peças de 17 peças para 20 peças.





A metodologia pode ser utilizada nas embalagens dos produtos, uma redução de uma etiqueta ou eliminação de algum material representa uma economia de milhões. A foto abaixo demonstra a aplicação do DFMA na embalagem.