quarta-feira, 1 de abril de 2015

Cálculo do Takt Time e Avaliações



O “Takt Time” corresponde ao ritmo de produção necessário para atender a demanda (a palavra alemã takt corresponde ao ritmo musical), ou seja, o tempo de produção que
tem disponível pelo número de unidades a serem produzidas em função da demanda.

Fonte: Aprendendo a Enxergar

Etapas para cálculo e avaliação do Takt Time:      
- Calcular a necessidade requerida pelo cliente dia/semana/mês;
- Calcular o tempo disponível exceto os intervalos;
- Calcular o Takt Time (tempo disponível/demanda);
- Após o cálculo do Takt Time compare com o Tempo de Ciclo, utilizando recursos gráficos que auxilia na gestão visual dos resultados;
- Desenhe um mapeamento do fluxo de valor e você poderá fornecer o tempo Takt para cada etapa da atividade.
- Atuar nos desperdícos detectados no processo através de atividades de kaizen.

Exemplo do Cálculo do Takt Time 
1- Tempo total disponível: 08 horas / dia
2- Turnos: 01 / dia
3- Intervalos: 01 hora / dia
4- Demanda do cliente: 600 peças / dia
Takt Time = Tempo Disponível / Demanda do cliente =
(8 horas / dia) - (1 hora / dia)  / (600 peças / dia) = 
(7 horas / dia) / (600 peças / dia) =  obs: Transformar para segundos
(25200 segundos) / (600 peças / dia) = 42 segundos 


O valor resultante do cálculo do Takt Time é de 42 segundos, isto significa que se o tempo de ciclo for maior que o Takt Time, não é possível produzir conforme a demanda do cliente, ocorrendo atrasos no sistema produtivo. Na possibilidade de ocorrer o inverso, o Takt Time for maior que o tempo de ciclo ocorrerá o excesso de produção acarretando no conceito de MUDA (desperdício). O ideal é que o tempo de ciclo e o Takt Time estejam com valores  próximos. 



 Supondo que o tempo de ciclo tenha sido calculado, o tempo de ciclo pode ser definido como o tempo necessário para a execução do trabalho em uma peça. Seu valor é o tempo transcorrido entre o início ou o término da produção de duas peças sucessivas de um mesmo modelo em condições normais de trabalho e abastecimento. Na linha de produção ou da célula, o tempo decorrido da atividade mais lenta (restrição ou gargalo) é a que dita o ritmo máximo da produção, conforme exemplo descrito abaixo:

Exemplo:
Operador 01: 20 segundos
Operador 02: 40 segundos
Operador 03: 55 segundos (Atividade gargalo) Tempo de ciclo da célula = 55 s
Operador 04: 45 segundos
Operador 05: 30 segundos
Total : 190 segundos

Com as informações obtidas é possível avaliar graficamente o resultado entre o Takt Time e o Tempo de Ciclo.

Avaliando o gráfico é possível observar que existem desperdícios nas atividades: dos operadores. As atividades dos operadores 01, 02 e 05 estão abaixo do Takt Time, enquanto as atividades dos operadores 03 e 04 estão acima do Takt Time. No caso da atividade do operador 02 temos um valor próximo ao Takt Time, mas podemos trabalharmos para melhorar a variação entre as atividades dos operadores 01 e 02.


Na situação mostrada é possível avaliar a quantidade de operadores necessários para atender a demanda: Tempo Total das Operações / Takt Time =  190 segundos /42 segundos = 4,52 operadores. Através de um balanceamento da linha ou da célula de produção é possível reduzir a variação dos tempos das atividades dos operadores (MURA) podendo otimizar a quantidade de operadores da célula de produção.

Utilizando a calculadora Takt Time temos os resultados descritos anteriormente:



*A Calculadora do Takt Time está disponível para download no menu downloads

A grande oportunidade é a de trabalhar perante os desperdícios encontrados nas atividades dos operadores, através de atividades de kaizen que será possível reavaliar todo o processo produtivo, lembrando que o Takt Time só poderá mudar caso o cliente modifique as suas necessidades ou caso ocorra mudanças dos tempos disponíveis na área produtiva.

O quadro abaixo, mostra o takt time na fábrica da  Toyota em Indaiatuba no qual é possível visualizarmos a evolução gradativa do takt time conforme sua demanda e a estabilidade da produção através do trabalho padronizado.  


Fonte: http://www.lean.org.br



¨ Segundo o consultor Gilberto Kosaka: ¨ Quanto mais constante for o tempo takt, mais estável será o sistema produtivo. Isto é, para cada mudança no tempo takt, será necessário refazer e atualizar o trabalho padronizado. Para alterar o tempo takt precisa haver um consenso de toda cadeia do negócio - do cliente que está puxando através da demanda até o fornecedor de matérias-primas e peças/componentes - pois para produção significa aumento na mão-de-obra. Para processar esse aumento, incluindo o treinamento dos novos admitidos, é necessário no mínimo três meses.

Estou disponibilizando  uma apresentação sobre o tema: Takt Time. solicite a apresentação através do seguinte mail: eder.benevidesfreitas@gmail.com (atualizado em 2017)

Outros artigos relacionados ao tema takt time no blog:

Cálculo do Takt Time e Avaliações II - Exercícios

Cálculo do Takt Time e Avaliações III :Eficiência do Balanceamento



Takt Time Calculator: Opção de app. android no Google Play:
Takt Time Calculator












Fonte:
http://takttime.net/artigos-lean-manufacturing/jit-lean-manufacturing/definicao-takt-time-e-tempo-de-ciclo/
http://www.lean.org.br





19 comentários:

  1. Meu nome é Roberto Mathias, achei muito interessante o artigo. Como posso ter acesso a esta calculadora takt time ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Roberto, obrigado. O acesso a calculadora Takt Time que é uma planilha simplificada esta disponível na área de Downloads.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha dúvida sobre o assunto, mas através das explicações consegui compreender melhor o takt time. obrigado.
    Fernando Souza.

    ResponderExcluir
  4. Em um determinado processo de fabricação 10% das peças são defeituosas. As peçassão acondicionadas em caixas com 5 unidades cada uma. As caixas só serãoaceitas se apresentarem no máximo uma peça defeituosa. Pergunta-se:

    a) Qual é o modelo teórico mais adequado para este caso? Por quê?



    b) Qual é a probabilidade de haver exatamente 3 peças defeituosas emuma caixa?

    c) Qual é a probabilidade de uma caixa ser aceita

    Bom dia alguém possa me ajuda a resolve ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sílvia segue uma referência bibliográfica no qual apresenta diversos exercícios semelhantes:
      Morettin & Bussab, Estat stica B asica 5a edi cao

      Excluir
  5. Como consigo baixar a planilha de takt time? Não achei a área de downloads no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.

      confira no seguinte link:

      https://drive.google.com/open?id=0B-QVn2WMxLkiRDFrZnh1NkREMGM

      Excluir
    2. Obrigado e parabéns pelo blog!

      Excluir
  6. como saber o templo de ciclo de uma linha na produção artesanal
    exemplo operador 1 media 8.60
    operador 2 media 10.06
    operador 3 media 9.71
    operador 4 media 8.33
    qual é o templo do ciclo

    ResponderExcluir
  7. Rogério, o tempo de ciclo será de 10:06 . Lembrando que o tempo de ciclo corresponde o tempo necessário para a execução do trabalho em uma peça. sucessivas de um mesmo modelo em condições normais de trabalho e abastecimento. a atividade do operador 02 é a atividade gargâlo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,devo subtrair o setup da disponibilidade? Tenho 1020 min de disponibilidade por dia, sendo 315 min de setup e 30 min de parada para café, nesse dia de produção no takt considero 1020-(315+30)= 675 min?

    ResponderExcluir
  9. Rodolfo, eta correto o seu questionamento. No caso podemos considerarmos a disponibilidade liquida no qual esta subtraindo o cafe e o setup.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma pergunta. Eu trabalho em uma empresa textil e eu calculo minha produção por metragem. Como fazer o calculo do takt time sendo que um rolo de tecido sai a cada 55min? Eu considero o ciclo do operador o tempo que ele gasta para uma bobina?

    ResponderExcluir
  11. de peças, uma fábrica trabalhou em dois regimes. Metade das peças foi fabricada ao ritmo de 40 peças por dia; a outra metade foi fabricada ao ritmo de 60 peças por dia. Durante o período de fabricação do total de peças, o ritmo médio de fabricação de peças por dia foi igual

    ResponderExcluir
  12. E quando a minha produção não se trata de peças unitárias? Por exemplo, uma fábrica misturadora de grãos que produz diretamente para o caminhão de entrega, porém cada caminhão leva quantidades diferentes de produto. Como calcular o takt time nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Paulo, a produção é feita no misturador e depois é enviada para o caminhão? Se for esse o caso considere o tempo que foi feito a mistura na qual você pode calcular em toneladas.

      Excluir