quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pacote Green Belt - Black November - Online









Aproveite o Black November e se prepare para os desafios do mercado com uma solução completa para seu sucesso! Capacitação Seis Sigma Green Belt, Gerenciamento de Projetos com Aplicação no MS Project e de quebra um curso que dá dicas valiosas para aumentar suas chances de sucesso em processos seletivos. Nosso pacote contempla os treinamentos mais importantes para conquista da valorização e credibilidade no mercado de trabalho.


O que nos torna especiais? Flexibilidade: Estude a qualquer hora e em qualquer lugar, compatível com notebook, tablet e smartphone. Metodologia Interativa: Vídeos objetivos com abordagem prática em FULL HD. Suporte com Consultores Especialistas: Time preparado para tirar todas suas dúvidas. Certificado Reconhecido: Certificado emitido é o mesmo do presencial. Acesso Ilimitado: Você poderá consultar materiais sempre que precisar! Satisfação Garantida: Se você não ficar satisfeito reembolsamos 100% do valor investido! Sem questionamento.


INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES





quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Cursos Gratuitos Online


A empresa de treinamentos MLG esta disponibilizando treinamentos online gratuitos conforme as datas informadas abaixo.

Para ter o acesso aos treinamentos acesse:

http://maismlg.mlgeducacao.com.br/









quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Lean Healthcare - Shigeo Shingo


  Shigeo Shingo (1909 - 1990), foi um engenheiro japonês que juntamente com Tauchi Ohno revolucionou o sistema de produção por criar e desenvolver o Sistema Toyota de Produção. Shingo, foi o responsável por desenvolver e aplicar os conceitos de poka-yoke (sistema à prova de erros), SMED (Single Minute Exchange of Die (método de redução do tempo de setup, no máxmo 10 minutos. 

  Shigeo Shingo  compreendia exatamente como fabricar produtos com alta qualidade e com naixos custos, tornando o sistema produtivo competitivo. Em 1981, o empresário americano Norman Bodek realizou um estudo sobre o Sistema Toyota de Produção no Japão no qual  conheceu Shingo, com esta aproximação o americano auxilio na tradução dos livros do  japonês para o inglês.

Em 1960  na Toyota Motor Corporation, Shigeo Shingo desenvolveu e aplicou pela primeira vez o SMED

  A denominação Lean Healthcare é a aplicação dos conceitos de lean manufacturing no segmento da saúde onde inclui: hospitais, clínicas, consultórios  e outros serviços relacionados ao segmento da saúde. A palavra healthcare em portugês tem o significado de ¨cuidados com a saúde¨.
  Fazendo uma analogía entre a manufatura e o healthcare, temos o significado dos 07 grandes desperdícios, conforme apresentado abaixo. Atualmente utiliza-se os 08 grandes desperdícios incluindo o desperdício: Má utilização do capital Humano. Esse desperdício corresponde , a não utilização adequada do potencial da equipe de trabalho.


Fonte: http://www.hominiss.com.br/es/img/usr/teses-artigos/A_Saude_Enxuta.pdf


Exemplo de Desperdício - Lean Healthcare
                         
Os principais objetivos do leanhealthcare são:
- Redução dos desperdícios;
- Otimização dos tempos das atividades;
- Diminuir hospitalizações desnecessárias;
- Otimizar o sistema de abastecimento
- Melhorar o nível de satisfação dos pacientes
- Redução dos custos
  


  No livro Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo, Shingo descreve várias melhorias executadas, uma delas foi realizada em um consultório médico
Exemplo de Pokayoke Lean Heathcare

Trecho do livro: Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo - Shigeo Shingo

Fui consultar o Dr Koizumi para tratar uma enxaqueca. Olhando para o meu cartão do plano de saúde, ele disse: ¨Consultor em Eficiência. Que tipo de trabalho você faz exatamente? ¨ Essa pergunta quebrou o gelo e a nossa conversa se estabeleceu rapidamente no tópico da melhoria industrial.
O médico ficou curioso ¨Interessante. Eu não sabia que existia este tipo de trabalho. Você acha que pode fazer algo pelo meu consultório ? Ficou muito difícil circular por aqui.¨O Dr Katzumi havia machucado a perna num acidente de automóvel e agora sentia dores ao andar. O consultório estava arrumado conforme a figura abaixo:


Pensei em formas de minimizar as suas caminhadas e sugeri a nova arrumação, conforme figura abaixo:




Este novo layout facilitou a circulação do médico entre a maca e a sua mesa. Além disso, a distância que a enfermeira tinha que percorrer foi reduzida em cerca de dois terços.
Resultados das melhorias:

1- Otimização do layout
2- Aplicação do diagrama de spaghetti (Consulte: Diagrama de espaguete/spaghetti)
3- Aproximação das mesa, maca, armário de medicamentos e área de desinfecção
4- Ganho de espaço livre no novo layout
5- Redução e otimização dos movimentos do médico e da enfermeira
6- Redução no tempo de atendimento aos pacientes


Abaixo temos um exemplo realizado recentemente por profissionais que atuam na área de lean healthacare. Visualmente analisando o diagrama de spaguetti é possível constatar as melhorias realizadas de otimização do fluxo das atividades.


Exemplo 1:

Antes da Melhoria

Depois da Melhoria

Exemplo 2:

Fonte: Lean Academy Healthcare

Exemplo 3:





Fonte:
https://www.amazon.com.br/gp/product/8577806804/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=8577806804&linkCode=as2&tag=engenhariadep-20&linkId=EUW4RX6SFLAZ7QYD
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/11/12/lean-healthcare-arrebanha-mais-seguidores-para-gestao-em-saude
https://www.youtube.com/watch?v=br69W8Kb6Tg