quinta-feira, 22 de março de 2018

Círculo de OHNO


"(...) Quando paro para pensar no que o Sr. Ohno nos ensinou, uma coisa é muito clara para mim: ele nos ensinou como pensar, nos ensinou a pensar profundamente. Qando penso nisso, acho que o "T" em STP (Sistema Toyota de Produção) não é só de Toyota, mas de "Thinking". O "Thinking Production System".
Agora eu gostaria de contar uma história dos ensinamentos do Sr. Ohno sobre pensamento. O Sr. Ohno sempre desenhava um círculo no chão, no meio de uma área congestionada, e nos fazia ficar naquele círculo o dia inteiro, observando o processo. Ele queria que observássemos e nos perguntássemos o tempo todo: "Por quê?" Você já deve ter ouvido falar dos 5 Porquês no STP. O Sr. Ohno sentia que, se ficássemos nesse círculo, observando e nos perguntando "Por quê?", idéias melhores surgiriam. Ele percebeu qu os novos pensamentos e as novas tecnologias não aparecem assim do nada. Surgem sim, de um entendimento real do processo.
No meu caso, achei estranho quando ele me pediu para entrar no círculo. Mas o que eu podia dizer? Eu era um iniciante, e ele era o chefão e membro do Conselho de Administração. Então, entrei no círculo e comecei a observar o processo. Na primeira hora, comecei a entender o processo. Depois de duas horas, comecei a enxergar os problemas. Depois de três, quatro horas, comecei a me perguntar "Por quê?". Finamente, descobri a causa básica e comecei a pensar em contramedidas.
Com as contramedidas em ordem, contei ao Sr. Ohno o que eu havia pensado, os problemas que tinha visto e as contramedidas que havia encontrado, assim como os motivos dessas contramedidas. O Sr. Ohno só me respondeu: "Sério?" e foi embora. Ele nunca nos dava respostas. Na maioria das vezes, ele nem no dizia se o que fazíamos era bom ou mau.
Ele estava tentando nos fazer pensar profundamente, e pensar sozinhos. (...)" "Toyota - Matthew E. May",



 Quando estamos no chão de fabrica observando ou fazendo uma visita diária, vários eventos ocorrem  ao mesmo tempo e   geralmente  perdemos  o foco do real motivo de estarmos no gemba.
 Uma aplicação simples e eficiente aplicado pelo Ohno, conforme descrito no texto acima,   ajuda a buscar um olhar e uma atenção diferenciada do chão de fabrica :  ¨Observe e responda por que ? ¨, estamos falando do circulo de Ohno. Que consiste no desenho de um circulo próximo da área que sera estudada ou observada.




Para aplicarmos  o circulo de Ohno, seguimos algumas etapas, com seus   respectivos tempos sugeridos: 

Etapa 1: Andar pelo chão de fábrica e ter uma visão  geral da situação do momento. Este deveria ser um exercício diário.

Etapa 2: Observar  durante alguns minutos , geralmente não mais de 30 a 45 minutos.   O gerente pensa que entende  todo o processo, mas   entende apenas um pouco e apenas sobre o processo regular. Quando ocorre um problema, geralmente  o gerente não esta no chão de fabrica e não tem a verdadeira noção  das dificuldades  encontradas pelas equipes. Acostumado com a velha frase:  ¨Não me traga problemas e sim a solução.¨ 
 
Etapa 3;  Observar uma mudança inteira, ou de 4 a 8 horas. Agora o observador obtém uma compreensão mais profunda do processo, incluindo os problemas. Este é um bom ponto de partida para um processo de melhoria. Esta etapa,  podemos considerar a   mais importante, porque e um bom ponto de partida para o desenvolvimento de um processo de melhoria. 

Etapa 4: Observar vários dias. Geralmente, isso e possível apenas para as pessoas que trabalham no local, embora para problemas complexos e necessário que os gerentes e engenheiros realizem observações múltiplas, 






Different stages of observation duration 
Fonte:https://www.allaboutlean.com/wp-content/uploads/2016/09/Roser-2016-Taiichi-Ohno%E2%80%99s-Chalk-Circle-in-the-Office-PREPRINT.pdf

Alguns relatos dos resultados obtidos:
Entreguei folhas de papel   e pedi à equipe do six sigma que me seguisse até o chão. Fomos para a primeira estação (que era um processo de moldagem por injeção) e pedimos que ficassem em pé e observassem a operação por 30 minutos e anotassem qualquer coisa que achassem que poderia ser melhorada. Fizemos isso durante uma tarde inteira em vários processos-chave e, no final do dia, nos sentamos para comparar as anotações. Tão simples como esta atividade soou, pelos olhares de "Eu não posso acreditar que nós nunca pensamos nisso" em seus rostos, eu sabia que tinha dado a eles uma ferramenta inovadora. Eles encontraram soluções simples, porém inovadoras, para problemas que estavam tendo problemas para identificar, simplesmente porque não estavam observando. (George R)

  Em  2011, avaliando uma célula de produção realizamos o seguinte teste: Enquanto  um engenheiro fazia   cronoanálise das operações da  célula,  o outro realizava somente o levantamento dos desperdícios, os famosos 07 desperdícios. Posteriormente com essas  informações foi gerado o gráfico de Yamazume, que avalia graficamente  os desperdícios encontrados em uma atividade. 
 O circulo de Ohno pode ser aplicado em qualquer tipo de negocio e em diversas situações, e na realização de  treinamentos.
   


Fonte:
http://www.leanleader.org/2010/01/stand-in-circle-and-observe.html
http://www.dinheirologia.com/2008/05/o-circulo-de-ohno-toyota.html
https://www.allaboutlean.com/chalk-circle/

Um comentário:

  1. Nas nossas rotinas de trabalho estamos tão preocupados com os problemas e resultados ruins que não conseguimos pensar direito, acredito que se todos aplicassem O Círculo de Ohno nas atividades diárias a visão certamente seria completamente diferente.
    Obrigado por compartilhar esse conhecimento!

    ResponderExcluir