sábado, 5 de março de 2011

Entendendo o Gemba


Gemba é uma palavra japonesa que significa "local real" ou "o lugar onde a virtude ou a verdade seja encontrada." Em um ambiente de negócios, Gemba é muitas vezes referido como "o lugar onde o valor é acrescentado." Por exemplo, em uma fábrica, a chão de fábrica é onde se agrega valor.
O Dojo é um local de treinamento, é formalmente um lugar onde as artes marciais é ensinado, mas refere-se genericamente a qualquer lugar onde o ensino e a aprendizagem aconteça. Historicamente, o ensino e aprendizagem tem a ver com o ensino mais sagrado ou espiritual.

O Gemba é o Dojo, ao contrário da maioria das empresas, quando um empregado começa na Toyota, ele fica no chão da fábrica e começa a trabalhar, sem muito treinamento, com exceção do módulo de segurança - em outras palavras, o primeiro lugar da formação para um novo empregado é o Gemba. Isso é bastante incomum , mas há uma razão: o novo empregado necessita de um coração fértil e mente forte para se tornar ensinável - não há melhor maneira de conseguir isso do que jogá-los na linha de produção, permitindo-lhes lutar . Após o "teste de fogo" do exercício, o novo trabalhador está pronto para ser ensinado. O ensino formal ocorre no que é chamado de Dojo. O Dojo é um local de treinamento que tem linhas de produção em miniatura, câmeras de vídeo, os professores ensinam na prática e na teoria os conceitos. As principais ferramentas do Gemba estão descritas abaixo:





Fonte: http://www.shmula.com/

2 comentários: