Shigeo Shingo (1909 - 1990), foi um engenheiro japonês que juntamente com Tauchi Ohno revolucionou o sistema de produção por criar e desenvolver o Sistema Toyota de Produção. Shingo, foi o responsável por desenvolver e aplicar os conceitos de poka-yoke (sistema à prova de erros), SMED (Single Minute Exchange of Die (método de redução do tempo de setup, no máxmo 10 minutos.
Shigeo Shingo compreendia exatamente como fabricar produtos com alta qualidade e com naixos custos, tornando o sistema produtivo competitivo. Em 1981, o empresário americano Norman Bodek realizou um estudo sobre o Sistema Toyota de Produção no Japão no qual conheceu Shingo, com esta aproximação o americano auxilio na tradução dos livros do japonês para o inglês.
Fazendo uma analogía entre a manufatura e o healthcare, temos o significado dos 07 grandes desperdícios, conforme apresentado abaixo. Atualmente utiliza-se os 08 grandes desperdícios incluindo o desperdício: Má utilização do capital Humano. Esse desperdício corresponde , a não utilização adequada do potencial da equipe de trabalho.
Fonte: http://www.hominiss.com.br/es/img/usr/teses-artigos/A_Saude_Enxuta.pdf |
Exemplo de Desperdício - Lean Healthcare |
Os principais objetivos do leanhealthcare são:
- Redução dos desperdícios;
- Otimização dos tempos das atividades;
- Diminuir hospitalizações desnecessárias;
- Otimizar o sistema de abastecimento
- Melhorar o nível de satisfação dos pacientes
- Redução dos custos
No livro Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo, Shingo descreve várias melhorias executadas, uma delas foi realizada em um consultório médico
Exemplo de Pokayoke Lean Heathcare |
Trecho do livro: Kaizen e a Arte do Pensamento Criativo - Shigeo Shingo
Fui consultar o Dr Koizumi para tratar uma enxaqueca. Olhando para o meu cartão do plano de saúde, ele disse: ¨Consultor em Eficiência. Que tipo de trabalho você faz exatamente? ¨ Essa pergunta quebrou o gelo e a nossa conversa se estabeleceu rapidamente no tópico da melhoria industrial.
O médico ficou curioso ¨Interessante. Eu não sabia que existia este tipo de trabalho. Você acha que pode fazer algo pelo meu consultório ? Ficou muito difícil circular por aqui.¨O Dr Katzumi havia machucado a perna num acidente de automóvel e agora sentia dores ao andar. O consultório estava arrumado conforme a figura abaixo:
Pensei em formas de minimizar as suas caminhadas e sugeri a nova arrumação, conforme figura abaixo:
Resultados das melhorias:Este novo layout facilitou a circulação do médico entre a maca e a sua mesa. Além disso, a distância que a enfermeira tinha que percorrer foi reduzida em cerca de dois terços.
1- Otimização do layout
2- Aplicação do diagrama de spaghetti (Consulte: Diagrama de espaguete/spaghetti)
3- Aproximação das mesa, maca, armário de medicamentos e área de desinfecção
4- Ganho de espaço livre no novo layout
5- Redução e otimização dos movimentos do médico e da enfermeira
6- Redução no tempo de atendimento aos pacientes
Abaixo temos um exemplo realizado recentemente por profissionais que atuam na área de lean healthacare. Visualmente analisando o diagrama de spaguetti é possível constatar as melhorias realizadas de otimização do fluxo das atividades.
Exemplo 1:
Antes da Melhoria |
Depois da Melhoria |
Exemplo 2:
Fonte: Lean Academy Healthcare |
Exemplo 3:
https://www.amazon.com.br/gp/product/8577806804/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=8577806804&linkCode=as2&tag=engenhariadep-20&linkId=EUW4RX6SFLAZ7QYD
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/11/12/lean-healthcare-arrebanha-mais-seguidores-para-gestao-em-saude
https://www.youtube.com/watch?v=br69W8Kb6Tg
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