quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Livros Recomendados



Fonte: Amazon
Atualização: 2019





clique na imagem para maiores informações


 A Administração de Produção e Operações é uma área instigante e que tem mudado muito nas últimas décadas em três principais sentidos: • tornou-se mais estratégica, à medida que fica cada vez mais claro o seu potencial de contribuição para o desempenho competitivo das organizações em que se insere; • ampliou seu escopo de atuação, de exclusivamente fabril, para um escopo que inclui a gestão dos tão importantes serviços – não só em relação às empresas tradicionalmente consideradas “prestadoras de serviços”, como os hospitais e as companhias aéreas, mas também em relação às parcelas crescentes de serviços que as empresas manufatureiras têm oferecido aos seus clientes como forma de se diferenciarem da concorrência; • mais recentemente, estendeu seu horizonte de preocupações, da gestão apenas de unidades operacionais (as fábricas individuais, as unidades individuais de prestação de serviços) para a gestão de redes de unidades operacionais interativas, as chamadas “redes de suprimentos”. 
 Este livro traz os principais e mais contemporâneos conceitos e técnicas da área de Administração de Produção e Operações, transitando sempre na fronteira entre o rigor conceitual e a aplicabilidade prática. Para isso, apresenta numerosos casos, exemplos e exercícios de aplicação das técnicas não só em empresas brasileiras, mas também em empresas e situações internacionais relevantes. Livro-texto para as disciplinas Administração da Produção I e Administração da Produção II dos cursos de graduação em Administração, Administração de Produção e Gestão de Operações em programas de MBA e de especialização. Leitura relevante para profissionais das áreas de Produção e Operações, Marketing e Finanças. Literatura de apoio para várias disciplinas de cursos de Engenharia de Produção e de Administração de Empresas, como Administração de Materiais, Planejamento e Controle da Produção, Controle de Qualidade, Administração de Manutenção, Gestão de Projetos e Gestão de Serviços.  



clique na imagem para maiores informações







  Além de apresentar modelo de PCP com as funções revistas e atualizadas de planejamento estratégico da produção (longo prazo), planejamento-mestre da produção (médio prazo) e programação e acompanhamento da produção (curto prazo), esta obra demonstra a estratégia da manufatura enxuta (lean) e une os atuais conceitos dessa estratégia com os de PCP. Inclui ainda jogos computacionais como ferramenta de apoio didático para o ensino das funções do PCP. Com o auxílio desse recurso, praticamente todos os conceitos aqui apresentados, e seus exemplos ilustrativos, podem ser praticados em uma série de jogos (LSSP_PCP) desenvolvida em banco de dados Access com programação em Visual Basic que fornecem uma visão “horizontal” de passagem do tempo com a simulação de 12 períodos. Um novo exercício em Excel que aprofunda “verticalmente” o tema em estudo, entrando no detalhe de cada heurística do ERP ligada às funções do PCP, também é proposto nesta terceira edição. Espera-se, assim, facilitar o ensino e o aprendizado do PCP, tornando uma tarefa simples e agradável tanto para o professor como para o aluno. Livro-texto para as disciplinas Administração da Produção e Planejamento e Controle de Produção dos cursos de Engenharia de Produção e Administração de Empresas. Leitura para atualização de profissionais da área de produção. Acompanhe as nossas publicações, cadastre-se e receba as informações por e-mail (Clique aqui!)



clique na imagem para maiores informações


 A gestão de redes (ou "cadeias") de suprimento (supply chain management) está hoje no topo da agenda dos principais executivos da maioria das empresas, sejam elas fornecedoras de bens ou de serviços. Para grande número destas empresas, a rede de suprimentos é o aspecto individual com maior potencial de tornar-se o mais poderoso fator na obtenção de vantagens competitivas nos mercados globais, assim como no aumento de lucratividade e crescimento. Hoje, é insuficiente para uma empresa buscar excelência apenas nas suas operações internas. 
 Nenhuma operação terá sucesso competitivo sustentável se suas parceiras na rede de suprimentos, frequentemente localizadas ao redor do mundo, não estiverem com ela sinergicamente integradas, coordenadas e trabalhando com o propósito comum de atender com excelência aos mercados visados. Este livro trata deste tema, trazendo os principais e mais contemporâneos conceitos e técnicas da área de Gestão de Redes de Suprimento, localizando-se no limite entre o rigor conceitual e a aplicabilidade prática. Para isso apresenta numerosos casos, exemplos e exercícios de aplicação das técnicas não apenas em empresas brasileiras, mas também em empresas e situações internacionais. 
 Temas atuais, como a gestão de riscos, a sustentabilidade, a gestão de logística reversa, o global sourcing, a avaliação de desempenho, a gestão de relacionamentos com fornecedores e clientes, a coordenação de estoques, a análise de processos, a gestão de demanda e as aplicações de tecnologia de informação às redes de suprimentos são tratados de forma aprofundada e prática, de forma a preparar o leitor para os desafios de gerenciar redes de suprimento no mundo globalizado.




clique na imagem para maiores informações

Este livro tem o objetivo de apresentar os princípios de adição de material das tecnologias de manufatura aditiva (AM), popularmente conhecidas como impressão 3D, disponíveis atualmente.São destacados aspectos relacionados à sua utilização no desenvolvimento de produtos, no design, no planejamento de processos e na fabricação, bem como suas aplicações nos diversos setores (industrial, saúde, veterinária, arquitetura, forense etc.). Adicionalmente, salienta-se como, em algumas áreas, vem aumentando a consolidação dessa alternativa na fabricação de produtos finais, além dos consequentes novos desafios impostos aos profissionais de desenvolvimento desses produtos.



clique na imagem para maiores informações

“É impossível ficar indiferente após a leitura de Automação & Sociedade. A ruptura dos velhos paradigmas, proporcionada pela Quarta Revolução Industrial, provoca mudanças que afetam desde o cotidiano do cidadão até o modelo de desenvolvimento das nações.” Pedro Passos é empresário, co-fundador e membro do conselho de administração da Natura Cosméticos 


“Como diria o célebre poeta e filósofo Paul Valéry, “não se fazem mais futuros como antigamente”. Automação & Sociedade é leitura obrigatória para quem estiver disposto a mergulhar nesse universo fascinante de um futuro que, ironicamente eu diria, já começou faz alguns anos.” Octavio de Barros, economista, co-fundador da Quantum4 Soluções de Inovação, membro do conselho de empresas e instituições 



“Recentemente um conjunto de novas tecnologias está disponível. A grande diferença é que têm como base tecnologias digitais e destinos claros em termos de aplicações. O bom entendimento dessas tecnologias associado ao profundo conhecimento dos processos e oportunidades do seu negócio oferecem enormes oportunidades de aplicações que podem alavancar a eficiência operacional. Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado a alta eficiência operacional é m diferencial que pode determinar a perpetuidade de uma empresa ou negócio. A EMBRAER procura aplicar e incentivar seus parceiros e fornecedores a entender, desenvolver e aplicar novas tecnologias que proporcionam aumentos significativos de eficiência e eficácia. Aumentar o debate sobre a Quarta Revolução Industrial no país é essencial para todos os setores produtivos da sociedade. A EMBRAER tem ciência da transformação profunda desta revolução e não perderá a oportunidade de ganhar competitividade no cenário internacional. Esta obra por certo é uma excelente ferramenta no entendimento dessa transformação.” Antonio João Carmesini Barcellos, Diretor de Engenharia de Manufatura da EMBRAER.




clique na imagem para maiores informações


A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou. Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas e possíveis perigos. A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano. Como fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos. Após observar em primeira mão como os líderes mundiais navegaram pela revolução digital, Schwab está convencido de que estamos no início de um período ainda mais emocionante e desafiador. Esta obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa. E o mais importante, o autor explica por que a Quarta Revolução Industrial é algo fabricado por nós mesmos e está sob nosso controle, e como as novas formas de colaboração e governança, acompanhadas por uma narrativa positiva e compartilhada, podem dar forma à nova Revolução Industrial para o benefício de todos. Se aceitarmos a responsabilidade coletiva para a criação de um futuro em que a inovação e a tecnologia servem às pessoas, elevaremos a humanidade a novos níveis de consciência moral.




clique na imagem para maiores informações

O Sistema Toyota de Produção. Do Ponto de Vista da Engenharia de Produção.
Shigeo Shingo propõe uma guerra sistemática, objetivando descobrir, analisar e eliminar as perdas nas fábricas. Mostra os aspectos conceituais básicos para a construção dos Sistemas Produtivos de forma geral, e do Sistema Toyota de Produção de forma particular.



clique na imagem para maiores informações

Todo Engenheiro de Produção deveria ter esse livro que aborda assuntos relacionados a administração da produção com diversos exemplos.
 A administração da produção é importante porque é responsável pela criação de todos os produtos e serviços de que dependemos. É estimulante porque está no centro de muitas das mudanças que afetam o mundo empresarial. É desafiadora porque as soluções que encontramos precisam funcionar global e responsavelmente na sociedade e no meio ambiente. Está em todos os lugares porque os produtos e serviços que usamos - por exemplo, o cereal para o café da manhã, a cadeira em que sentamos e a estação de rádio que ouvimos - são resultados de alguma operação ou processo. O propósito dos autores ao escrever este livro foi oferecer um entendimento abrangente dos problemas e das técnicas de administração da produção e ajudar alunos a obter boas notas em suas provas e exames.


clique na imagem para maiores informações

“Antes de submeter sua organização a sofisticados sistemas de MRP II/ERP, certifique-se de que seus usuários estão conscientes e capacitados a manipular as variáveis que esses gerenciadores oferecem. Se não tiver convicção disso, faça-os ler este livro.” Victorio De Marchi – EX-PRESIDENTE DO GRUPO ANTARCTICA “Este livro fornece um excelente guia para entendimento e implantação de processos de planejamento e controle no âmbito da empresa como um todo. Fornece a orientação para que se tenham os processos e ferramentas necessários para a melhoria contínua dos níveis de excelência operacional.” Paul Husby – EX-DIRETOR-PRESIDENTE DA 3M DO BRASIL “Esta é a primeira obra em português que trata – de forma abrangente, conceitual e prática – dos Sistemas MRP II/ERP. Leitura obrigatória tanto para acadêmicos como para executivos.” Prof. Marcos A. Vasconcellos – PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS “Este é o tipo de assunto que, além de atual, é de extrema importância para quem busca competitividade em gestão de negócios. O texto deste livro é simples e claro, desmistificando para o leitor temas considerados como de difícil interpretação.” Augusto César Vieira Pinto – E X-DIRETOR-PRESIDENTE DA SAP – BRASIL “Este livro demonstra as técnicas mais modernas de planejamento em linguagem simples e clara, trazendo a teoria aos níveis práticos de aplicação, tornando-se assim muito envolvente. Leitura recomendada para várias áreas e níveis das empresas.” Helio Mattar – EX-DIRETOR-PRESIDENTE DA GE/DAKO.




clique na imagem para maiores informações

A Ciência da Fábrica' procura abordar a natureza dos sistemas de produção. Com um texto repleto de exemplos, os autores buscam levar o leitor a perceber diversos princípios que influenciam o desempenho de um sistema de produção. Ao longo do texto, devem ser construídas e propostas as diferentes leis que regem os sistemas produtivos que permitem aos usuários teóricos e práticos tratarem os tópicos ligados à engenharia e à administração da produção, a partir de uma perspectiva ampla e científica




clique na imagem para maiores informações 


O “mapeamento do fluxo de valor” tem sido um aliado fundamental das empresas que adotaram o conceito lean e que procuram a melhoria contínua, bem como para as que estão buscando a sua implementação. Através da escolha de uma família de produtos, você aprenderá a mapear o fluxo de materiais e de informações e a definir o estado atual (identificar a situação real atual), o estado futuro (como deveria funcionar, a partir da eliminação dos desperdícios) e o plano de ação (o que deve ser feito para se atingir o estado futuro).



clique na imagem para maiores informações

Neste licro de Shingo é abordado o conceito do SMED, metodologia de redução do tempo de setup. Leitura essencial para aqueles que desejam incrementar a produtividade de empresas manufatureiras.

clique na imagem para maiores informações
Com um acesso sem precedentes a instalações da Toyota em todo o mundo, Timothy Liker e Timothy N. Ogden investigaram como a montadora enfrentou os desafios da recessão e a crise dos recalls de 2009-2010. Em ambos os casos, a montadora estava desprevenida – e descobriu que a causa-raiz dos problemas que enfrentava foi o fracasso em fazer jus a seus próprios princípios. Mas os fundamentos continuavam lá, e a Toyota acabou conseguindo sair mais forte do que nunca dos anos mais difíceis de sua existência desde o pós-guerra.



clique na imagem para maiores informações
Obra de ficção sobre o pensamento lean, filosofia originária do Sistema Toyota de Produção que busca eliminar desperdícios nos processos produtivos. Em meio a história de um empresário à beira da falência que recorre à ajuda de um conhecedor do pensamento lean, os autores conseguem transmitir a essência da mentalidade enxuta.


clique na imagem para maiores informações
Este livro baseia-se no maior e mais detalhado estudo já empreendido em qualquer indústria, a saber, o International Motor Vehicle Program (Programa Internacional de Veículos Automotores), estudo da indústria automobilística mundial do Massachusetts Institute of Technology, orçado em cinco milhões de dólares, com a duração de cinco anos e abrangendo 14 países. Duas vezes no século XX a indústria automobilística modificou as idéias fundamentais sobre como produzir. E eis que agora ela o faz novamente. Assim como a produção em massa eliminou a produção artesanal, a nova e revolucionária produção enxuta rapidamente está tornando a produção em massa obsoleta.


clique na imagem para maiores informaçõesa
Escrito por Masaaki Imai, pioneiro da excelência operacional moderna e fundador do Kaizen Institute, esta nova edição de Gemba Kaizen faz uma revisão profunda de seu livro mais importante. O texto mostra como implementar melhorias incrementais e eficientes em custo nos mais críticos processos de negócio. Estudos de caso do mundo inteiro e de uma grande variedade de indústrias mostram como o gemba kaizen foi usado em diversos países para transformar processos e mudar culturas.


clique na imagem para maiores informações
Objetivo deste livro é prover um roteiro de fácil entendimento para que cada brasileiro possa melhorar o seu gerenciamento. Para tanto, são aplicadas algumas técnicas modernas de comunicação, como o uso intenso de diagramas, da itemização e das palavras-chaves. O livro, de fácil leitura, é aplicável às mais diferentes áreas da administração, produção, serviços ou manutenção e tem sido, certamente, um fator que impulsiona o Movimento de Qualidade no Brasil.


clique na imagem para maiores informações
 Esta obra tornou-se realidade devido à determinação do autor na busca incansável de melhoria contínua dos processos de planejamento de uma grande parada de manutenção de uma unidade industrial. Conhecimento técnico, habilidade na gestão de pessoas, experiência, percepção dos comportamentos humanos e muita determinação, interligados e interagindo entre si e complementando-se, resultaram em uma abordagem nova e diferente no planejamento, na execução e no controle de uma parada.

clique na imagem para maiores informações

As pressões competitivas forçam todos a satisfazerem clientes mais exigentes enquanto usam menos de] tudo — tempo, energia, espaço, materiais e dinheiro. Atualizado com as mais recentes ferramentas, conselhos e informações, este guia prático mostra a você como aplicar as filosofias e técnicas provadas do Lean, eliminar o desperdício e maximizar a efetividade dos seus recursos. Introdução ao Lean — saiba tudo sobre a lógica do Lean, dos seus princípios à sua linguagem e léxico. Poder às pessoas — explore o muitas vezes ignorado aspecto do Lean de “Respeito pelas Pessoas” para compreender realmente o lado humano da mudança. Siga o fluxo — entenda como o valor é criado e passado para o cliente. Aperte seu cinto de utilidades — encontre explicações fáceis de seguir sobre as muitas ferramentas de cliente, fluxo de valor, pull, perfeição e gerenciamento do Lean. O mundo é Lean — faça uma viagem pelos muitos aspectos de um empreendimento Lean, da gestão e desenvolvimento de produto até os processos de produção e otimização da organização de qualidade.


clique na imagem para maiores informações

A administração da produção é importante porque é responsável pela criação de todos os produtos e serviços de que dependemos. É estimulante porque está no centro de muitas das mudanças que afetam o mundo empresarial. É desafiadora porque as soluções que encontramos precisam funcionar global e responsavelmente na sociedade e no meio ambiente. Está em todos os lugares porque os produtos e serviços que usamos – por exemplo, o cereal para o café da manhã, a cadeira em que sentamos e a estação de rádio que ouvimos – são resultados de alguma operação ou processo. O propósito dos autores ao escrever este livro foi oferecer um entendimento abrangente dos problemas e das técnicas de administração da produção.


clique na imagem para maiores informações

Este texto, escrito de forma clara, bem estruturada e interessante, concentra-se nos princípios gerais que embasam a estratégia de operações. Apresenta as principais atividades e questões-chave, abordando conceitos de gerenciamento estratégico, recursos humanos, marketing e outros, demonstrando a grande abrangência do assunto.


clique na imagem para maiores informações

Aqui estão os princípios que sustentam a produção enxuta, revolucionário sistema que fez da Toyota a mais lucrativa montadora do planeta.



clique na imagem para maiores informações

Esta obra examina a implantação de sistemas lean e identifica a causa-raiz do fracasso de muitas dessas iniciativas nas empresas. Destaca a importância de ir além da implementação de ferramentas lean e da construção de uma cultura de melhoria contínua que ligue a excelência operacional com a estratégia de negócios. Traz estudos de caso de sete diferentes indústrias e reflexões que irão ajudá-lo a pensar sobre a sua organização e a jornada em direção a um modelo ideal.


clique na imagem para maiores informações

Este livro traz entrevistas com os pioneiros do Sistema Toyota de Produção, utilizado em todo o mundo com o nome de produção lean ou produção enxuta; personalidades como Taiichi Ohno e Eiji Toyoda, entre outros, contam, em entrevistas e conversas informais, as conquistas, realizações e dificuldades vividas.


clique na imagem para maiores informações

O Verdadeiro Poder é o grande legado do consultor e administrador Vicente Falconi Campos para as lideranças do nosso país. O livro relata, por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido, todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. 
O texto esclarece, com grande didática, quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais. Em outras palavras, Vicente Falconi revela o que está por trás dos resultados alcançados.   De fácil e agradável leitura, o livro relata as experiências do autor nos anos de 1997 a 2009, período em que atuou como conselheiro em empresas como a Ambev e Sadia, além da sua intensa atuação em projetos de gestão dos governos municipais, estaduais e federal, juntamente com a equipe de consultores da FALCONI Consultores de Resultado.





clique na imagem para maiores informações

Lean thinking (“pensamento magro”) é um revolucionário paradigma de liderança e de gestão que através de ferramentas simples aplicadas por pessoas normais consegue resultados extraordinários. Uma organização lean procura continuamente identificar e eliminar todas as fontes de desperdício (muda), enquanto cria valor para todos os seus stakeholders. Nestas, o trabalho em equipa é um requisito e as pessoas contribuem voluntariamente com as suas ideias e sugestões no sentido da melhoria contínua. Hoje, o pensamento lean é aplicado a todos os tipos de organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Esta nova edição começa pela caracterização do pensamento lean (princípios e conceitos), passando pela implementação da melhoria contínua nas organizações, seguindo-se a abordagem aos métodos e ferramentas lean. O sistema just in time e as suas componentes são abordados com detalhe. Segue-se a aplicação lean à gestão da cadeia de fornecimento e à liderança e desenvolvimento de pessoas (kata e lean coaching). São ainda analisados o desdobramento e o alinhamento estratégico, através da aplicação de uma poderosa metodologia: hoshin kanri. A terminar, são apresentados vários estudos de caso, com as lições aprendidas, e o roadmap para a implementação lean thinking nas organizações. O livro é apoiado por um sítio online, onde o leitor poderá ter acesso a um vasto conjunto de materiais e anexos complementares ao lean thinking. Esta obra interessa a todos os líderes e gestores de empresas, gestores de operações, engenheiros e pessoas com responsabilidades nas áreas da qualidade, melhoria contínua e otimização de processos. Pense lean, seja ágil.


clique na imagem para maiores informações

Guia prático para liderar e desenvolver pessoas no processo de transição da manufatura tradicional para organizações lean. Examina e elucida os kata da empresa, ou seja, os padrões de comportamento e pensamento utilizados pela Toyota em seu dia a dia para gerenciar e influenciar todo o seu pessoal. O kata de melhoria e o kata de coaching descritos representam aquilo que não é facilmente observável e nem é explicado em documentações, mas que o autor torna claro no livro.



clique na imagem para maiores informações

Uma visão clara e concisa do Sistema Toyota de Produção e do kaizen nas palavras do arquiteto de ambos os movimentos, Taiichi Ohno, publicada para marcar a passagem do que seria o seu centésimo aniversário de nascimento. Repleto de comentários de visionários da qualidade, Gestão dos Postos de Trabalho é um clássico que mostra como os gerentes da Toyota foram ensinados a pensar.


clique na imagem para maiores informações

O criador do sistema Toyota de produção revela as lições de sua experiência na Toyota e das memórias de seu aprendizado.


clique na imagem para maiores informações

Obra clássica na literatura de Administração. A principal contribuição de Taylor à teoria de administração foi a sua insistência em aplicar métodos científicos aos problemas de administração, baseando-se em leis, regras e princípios claramente definidos. Mostrou também que esses princípios fundamentais de Administração Científica são aplicáveis a todos os tipos de atividades humanas. Apesar das limitações da contribuição de Taylor, que dedicou sua atenção inteiramente para a fábrica (eficiência ao nível de supervisão e às economias obtidas através dos estudos de tempos e movimentos), os princípios de sua teoria continuam influindo principalmente na Estrutura das Organizações (Divisão do Trabalho, Amplitude de Controle, Departamentalização, Linha e Assessoria e Unidades de Comando).


clique na imagem para maiores informações

Leitura essencial para aqueles que desejam incrementar a produtividade de empresas manufatureiras.


clique na imagem para maiores informações


 Funções administrativas representam até 80 por cento do custo de se fazer negócios. Eliminar o desperdício oneroso das funções administrativas e do escritório é uma ótima maneira de aumentar sua margem de lucro e uma parte vital para a criação de uma empresa lean total.

Tapping e Shuker pegam seu Painel do Histórico do gerenciamento de Fluxo de Valor e aplicam seu processo de oito etapas no contexto de um estudo de caso de atendimento ao cliente baseado em uma implementação real. Gerenciamento de Fluxo de Valor para Áreas Administrativas proverá a você um sistema completo para implementação lean no escritório.



clique na imagem para maiores informações

Obra inédita de Shingo, recentemente descoberta, e com todos os ingredientes de um clássico; nela, o autor conduz os leitores a um modelo capaz de fazer pensar de maneira diferente e criativa, por meio de exemplos práticos e simples.


clique na imagem para maiores informações

Em forma de romance, o texto ilustra a luta de pessoas reais para mudar e aprender e se adaptar a um ambiente empresarial impiedoso. O propósito é esclarecer os leitores sobre o que realmente significa viver uma transformação empresarial que põe os clientes em primeiro lugar e o faz por meio do desenvolvimento de pessoas. Os escritores de Michael e Freddy Ballé Michael e Freddy mostram que o “gerente superficial” está com os dias contados e que O Gerente Lean deve entender, de fato, o seu trabalho, entender as etapas do processo e identificar as necessidades de treinamento de seus funcionários na busca de uma equipe competitiva por meio da gestão lean - uma vez que gerentes lean são professores.





clique na imagem para maiores informações



Este livro aborda a formação e o desenvolvimento das modernas teorias administrativas considerando os principais autores. O objetivo é capacitar o leitor a compreender os limites e pressupostos da teoria administrativa a partir da abordagem das principais ideias fundadoras. Apresenta a formação do pensamento administrativo a partir de cinco níveis de aprendizado baseados em conhecimento (texto teórico), compreensão (questões dissertativas), aplicação (exercícios), reflexão e síntese (estudos de caso). Ao final de cada capítulo, há um roteiro de atividades similar a um estudo dirigido que permite estabelecer conexões entre os conteúdos desenvolvidos








clique na imagem para maiores informações