terça-feira, 30 de abril de 2019

Como funciona um walkie talkie?

Como funciona um walkie talkie?

Diversas empresas utilizam sistemas de comunicação como o walkie talkie por eles garantirem mais praticidade e segurança nos contatos internos. Dessa forma, esse tipo de recurso é utilizado em diversos segmentos sendo importante conhecer como ele funciona.
Devido à importância da comunicação corporativa, o aparelho usado precisa cumprir diversas exigências, muitas das quais não são atendidas pelos celulares que utilizam sinais de operadora para funcionar. Já o walkie talkie cumpre os principais requisitos do setor.
Confira como é o funcionamento do walkie talkie e quais as diferenças dele para um rádio comunicador profissional.

Como é o funcionamento do walkie talkie?

O walkie talkie é um aparelho tanto transmissor quanto receptor. Ele funciona utilizando ondas de rádio, de forma que os aparelhos conectados no mesmo canal conseguem estabelecer uma comunicação entre si. Nesses casos, para que um usuário fale, os demais precisam ouvir, pois apenas uma linha de transmissão é liberada por vez.
O indicado é que cada departamento da empresa atue em um canal específico, evitando que a comunicação entre as áreas fique cruzada e confusa, o que também é uma questão de segurança. Por exemplo, um canal dedicado à segurança e um ao transporte.
Uma vez que o walkie talkie funciona por ondas de rádio o alcance dele é limitado a uma região. Dessa forma, o aparelho é recomendado para locais que demandam um alcance médio da comunicação, como fábricas ou eventos.
Uma questão importante do aparelho para comunicação corporativa é que a bateria tem uma duração maior que de um smartphone, por exemplo, no entanto, o dispositivo pode começar a apresentar restrições de funcionamento no caso de baterias antigas, como diminuindo o alcance.
Outro quesito que impacta o alcance do walkie talkie e, portanto, o desempenho do aparelho na comunicação corporativa refere-se à existência de barreiras físicas entre os usuários. Ele será mais funcional se usado de uma região plana e sem obstáculos.
Portanto, apesar dos benefícios da comunicação via rádio para as empresas é importante que se avalie as funcionalidades e capacidade do walkie talkie e se o aparelho é o mais adequado para atender esse tipo de demanda.

Quais as diferenças para um rádio comunicador profissional?

Existem modelos de walkie talkie mais completos e eficazes, mas em geral, se o objetivo é um equipamento que atenda exigências corporativas, o rádio comunicador profissional apresenta algumas vantagens que o torna mais completo. Entre elas podem ser destacas:
  • Maior alcance do equipamento, cobrindo distâncias maiores e com a possibilidade de extensão pelo uso de repetidor;
  • Mais disponibilidade de canais, podendo direcioná-los para departamentos diferentes da empresa;
  • Opção pelo sistema digital em vez do analógico, o que garante uma redução dos ruídos nos áudios e melhora a comunicação entre os usuários;
  • Funcionalidades extras que diversificam a usabilidade do rádio comunicador, como a disponibilidade de fones de ouvido, mensagem de texto e aviso sonoro. 
    A comunicação via rádio é uma opção prática e mais segura para empresas de diferentes segmentos, no momento é fundamental escolher um aparelho que atenda as demandas do negócio, como o walkie talkie ou um rádio comunicador profissional que se destaca pelas funcionalidades integradas.

7 comentários:

  1. Muito Legal saber como funciona os rádios walkie talkie

    ResponderExcluir
  2. porque o alcance walkie talkie é menor que o do celular ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq o sinal do celular passa por antenas, já o walkie talkie depende de si mesmo

      Excluir
    2. Pq os celulares recebem sinal via satelite, e como sateliyes ficam em uma altitude maior o alcance tambem E maiO
      r

      Excluir
  3. Mayor alcance del equipo, cubriendo mayores distancias y con posibilidad de ampliación mediante el uso de un repetidor; https://guiaesceptica.org/biografia-de-eunsol-park/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    É possível conectar vários rádios para que todos possam se comunicarem entre si?
    Obrigado

    ResponderExcluir