domingo, 19 de abril de 2009

O Futuro Incerto das Montadoras Automotivas


As empresas do setor automotivo após a crise não serão as mesmas, terão que repensar o seu negócio e principalmente se adequar as novas tendências mundiais. Dentre as principais tendências : carros compactos, combustíveis menos poluentes, utilização de novos tipos de materiais, e principalmente preços competitivos. Algumas empresas estarão realizando o `joint venturi`, para tentar sair da crise entre elas a Chrysler, e a GM com a FIAT. Empresas, que a pouco tempo eram Top no ranking das maiores empresas montadoras automotivas mundiais ,dentre elas a GM, estão amargando um declínio e torcendo pela sua sobrevivência. Em 2008, a Toyota passou a GM como maior produtora de automóveis, mais recentemente em 2009 a Volkswagen está brigando por esta posição.
As empresas que a pouco tempo eram sinônimo de baixa qualidade como a Hyundai, vem se destacando com seus modelos de alta qualidade, e ganhando o mercado consumidor. A empresa Tata Motors, empresa indiana utilizando de um conceito de carro pequeno, que em alguns momentos lembra o conceito do carro da Gurgel Motors, levando em consideração as distintas épocas, lançou em 2008 o carro Nano (foto), com 3,1 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1,6 m de altura, o Nano tem motor traseiro de dois cilindros, todo de alumínio, com 623 cm³ e 33 cv, o que pode parecer bem pouco, mas não é, considerando o tamanho do modelo.
O idealizador do carro Nano, Ratan N. Tata, fez das suas observações e das necessidades do povo indiano a idealização do carro: “Eu observava famílias inteiras andando de moto. O pai dirigia a motoneta, seu filho mais jovem ficava diante dele e a esposa atrás, carregando um bebê no colo. Isso me levou a pensar se não seria possível conceber um carro seguro, acessível e que protegesse em qualquer clima para uma família assim. Os engenheiros e projetistas da Tata Motors fizeram o melhor que puderam nos últimos quatro anos para que chegássemos lá. Hoje, de fato, temos um Carro do Povo, que é acessível e ainda assim construído para atender aos requerimentos de segurança e às normas de emissões, muito econômico e ambientalmente correto. Estamos felizes em apresentar o Carro do Povo para a Índia e esperamos que ele traga a muitas famílias a alegria, o orgulho e a utilidade de possuir um carro”, disse o presidente da fabricante indiana. O carro terá um valor de uS$2.500 na Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário