Em 2011, o predio de pesquisa da Universidade de Toquio na cidade costeira de Otsuchi foi danificado pela ocorrência do Tsunami e desde então se encontra abandonado.
Aproveitando desta situação, os corvos começaram a frequentar o local, utilizando os materiais de isolamento térmico das tubulações de refrigeração para fazer seus ninhos e consequentemente virando deposito de penas e excrementos.
A solução encontrada pelos pesquisadores foi a de fixar cartazes com os seguintes dizeres: ¨Proibido a entrada de corvos.¨¨ e os corvos ficaram longe da edificação.
Pensando fora da caixa
Os pesquisadores primeiro tentaram os métodos mais tradicionais para manter os corvos distante do local tais como: espantalhos, balões, coruja de plastico e não obtiveram nenhum resultado. Utilizaram métodos tradicionais que os fazendeiros fazem, mas o resultado obtido não foi o esperado.
Os pesquisadores resolveram consultar um especialista de pássaros da Utsunomia Universidade, o conselho do especialista foi: Por que vocês não tentam publicar um aviso grande proibindo a presença de corvos no local ? Imediatamente os pesquisadores responderam: -Você deve estar de brincadeira!
Apesar da desconfiança, os pesquisadores aceitaram a proposta do especialista e o resultado não foi temporário e sim efetivo.
De acordo com o especialista, os avisos publicados são efetivos porque as pessoas do centro de pesquisa vêem os avisos e isso faz com que elas dirigem seus olhares ou apontem seus dedos para os corvos. Os corvos não gostam da atenção humana e hesitam em entrar no prédio. quanto mais pessoas prestam atenção a esses avisos, mais eficazes são os resultados.
O ingrediente impostante neste truque mental de gerenciamento visual é a atenção humana. O controle visual é apenas uma lembrança visual de que ha uma situação , isso nos torna curiosos , isso nos faz prestar mais atenção.
Em um contexto organizacional ou empresarial, esses controles visuais envolvem pessoas, para ver se o processo esta funcionando e permite verificar frequentemente os padrões, guiando o olhar da liderança.
Esta história dos corvos demonstra que não é necessário que as pessoas compreendam o significado de um controle visual para mudar seu comportamento. Os avisos tem como objetivo de modificar o comportamento dos corvos, mas os corvos não conseguem ler. Os corvos, entendem que os humanos estão fazendo uma modificação visível no ambiente, e que os humanos estão prestando mais atenção nas atividades dos pássaros.
Os corvos sente-se confortável em edifícios abandonados, mas quando os humanos reorientam sua atenção para esses edifícios, os corvos ficam afastados. O indicador "Proibido a entrada de corvos " desencadeia uma mudança de comportamento em seres humanos. Essa mudança de comportamento influencia os corvos
Fica um questionamento para os gestores Como esta a eficacia dos controles e gestão visual para capturar a atenção e o interesse da equipe para manter os padrões do processo?
http://www.asahi.com/articles/ASK4L2VWFK4LUJUB003.html?utm_content=buffer25e27&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer
Nenhum comentário:
Postar um comentário