quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Cálculo do Takt Time e Avaliações




O “Takt Time” corresponde ao ritmo de produção necessário para atender a demanda (a palavra alemã takt corresponde ao ritmo musical), ou seja, o tempo de produção que
tem disponível pelo número de unidades a serem produzidas em função da demanda.

SMED
Treinamento SMED  (eder.benevidesfreitas@gmail.com)




Fonte: Aprendendo a Enxergar



Etapas para cálculo e avaliação do Takt Time:      
- Calcular a necessidade requerida pelo cliente dia/semana/mês;
- Calcular o tempo disponível exceto os intervalos;
- Calcular o Takt Time (tempo disponível/demanda);
- Após o cálculo do Takt Time compare com o Tempo de Ciclo, utilizando recursos gráficos que auxilia na gestão visual dos resultados;
- Desenhe um mapeamento do fluxo de valor e você poderá fornecer o tempo Takt para cada etapa da atividade.
- Atuar nos desperdícos detectados no processo através de atividades de kaizen.

Exemplo do Cálculo do Takt Time 
1- Tempo total disponível: 08 horas / dia
2- Turnos: 01 / dia
3- Intervalos: 01 hora / dia
4- Demanda do cliente: 600 peças / dia
Takt Time = Tempo Disponível / Demanda do cliente =
(8 horas / dia) - (1 hora / dia)  / (600 peças / dia) = 
(7 horas / dia) / (600 peças / dia) =  obs: Transformar para segundos
(25200 segundos) / (600 peças / dia) = 42 segundos 


O valor resultante do cálculo do Takt Time é de 42 segundos, isto significa que se o tempo de ciclo for maior que o Takt Time, não é possível produzir conforme a demanda do cliente, ocorrendo atrasos no sistema produtivo. Na possibilidade de ocorrer o inverso, o Takt Time for maior que o tempo de ciclo ocorrerá o excesso de produção acarretando no conceito de MUDA (desperdício). O ideal é que o tempo de ciclo e o Takt Time estejam com valores  próximos. 


Takt Time

 Supondo que o tempo de ciclo tenha sido calculado, o tempo de ciclo pode ser definido como o tempo necessário para a execução do trabalho em uma peça. Seu valor é o tempo transcorrido entre o início ou o término da produção de duas peças sucessivas de um mesmo modelo em condições normais de trabalho e abastecimento. Na linha de produção ou da célula, o tempo decorrido da atividade mais lenta (restrição ou gargalo) é a que dita o ritmo máximo da produção, conforme exemplo descrito abaixo:

Exemplo:
Operador 01: 20 segundos
Operador 02: 40 segundos
Operador 03: 55 segundos (Atividade gargalo) Tempo de ciclo da célula = 55 s
Operador 04: 45 segundos
Operador 05: 30 segundos
Total : 190 segundos

Com as informações obtidas é possível avaliar graficamente o resultado entre o Takt Time e o Tempo de Ciclo.
Takt Time

Avaliando o gráfico é possível observar que existem desperdícios nas atividades: dos operadores. As atividades dos operadores 01, 02 e 05 estão abaixo do Takt Time, enquanto as atividades dos operadores 03 e 04 estão acima do Takt Time. No caso da atividade do operador 02 temos um valor próximo ao Takt Time, mas podemos trabalharmos para melhorar a variação entre as atividades dos operadores 01 e 02.

Takt Time

Na situação mostrada é possível avaliar a quantidade de operadores necessários para atender a demanda: Tempo Total das Operações / Takt Time =  190 segundos /42 segundos = 4,52 operadores. Através de um balanceamento da linha ou da célula de produção é possível reduzir a variação dos tempos das atividades dos operadores (MURA) podendo otimizar a quantidade de operadores da célula de produção.

Utilizando a calculadora Takt Time temos os resultados descritos anteriormente:

 

*A Calculadora do Takt Time está disponível para download no menu downloads 

A grande oportunidade é a de trabalhar perante os desperdícios encontrados nas atividades dos operadores, através de atividades de kaizen que será possível reavaliar todo o processo produtivo, lembrando que o Takt Time só poderá mudar caso o cliente modifique as suas necessidades ou caso ocorra mudanças dos tempos disponíveis na área produtiva.

O quadro abaixo, mostra o takt time na fábrica da  Toyota em Indaiatuba no qual é possível visualizarmos a evolução gradativa do takt time conforme sua demanda e a estabilidade da produção através do trabalho padronizado.  


takt time
Fonte: http://www.lean.org.br



¨ Segundo o consultor Gilberto Kosaka: ¨ Quanto mais constante for o tempo takt, mais estável será o sistema produtivo. Isto é, para cada mudança no tempo takt, será necessário refazer e atualizar o trabalho padronizado. Para alterar o tempo takt precisa haver um consenso de toda cadeia do negócio - do cliente que está puxando através da demanda até o fornecedor de matérias-primas e peças/componentes - pois para produção significa aumento na mão-de-obra. Para processar esse aumento, incluindo o treinamento dos novos admitidos, é necessário no mínimo três meses.

Estou disponibilizando  uma apresentação sobre o tema: Takt Time. solicite a apresentação através do seguinte mail: eder.benevidesfreitas@gmail.com  

Outros artigos relacionados ao tema takt time no blog:

Cálculo do Takt Time e Avaliações II - Exercícios

Cálculo do Takt Time e Avaliações III :Eficiência do Balanceamento 

Takt Time e Tempo de Ciclo 

Acesso: Livros recomendados
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário