História Karakuri
Os bonecos de madeira, “karakuri ningyou”, receberam uma grande influência dos relógios mecânicos levados por missionários portugueses para o Japão e se popularizaram durante o século XVI. Embora estes bonecos não sejam títeres (boneco que se move por cordéis e engonços), eles apresentam características similares às marionetes, pois são movidas através de dispositivos mecânicos como: molas, água, ar, areia e mercúrio. Havia também, aqueles movidos à corda e espetos, recebendo o auxílio humano.
Figura 02: Estrutura do Karakuri
O universo dos bonecos “karakuri” cresceu no Japão, na era “Edo” (1601- 1867), mais precisamente em 1662, quando “Oumi Takeda” criou o teatro de bonecos em “Doutonbori”, província de “Osaka”, que ficou conhecido como “Takeda Karakuri”. O “karakuri ningyou” pode ser dividido em 3 grupos: os “dashi karakuri”, “zashiki karakuri” e “shibai karakuri”. O “dashi karakuri” era usado nos festivais em cima dos carros alegóricos.
Evidentemente, tinham a simbologia de divindades e continuam sendo utilizados atualmente. No país todo, há mais de 200 carros alegóricos e mais de 600 bonecos desse tipo. O “zashiki karakuri ningyou” era enviado de presente em comemorações especiais, principalmente pelos nobres e ricos comerciantes, por exemplo, no “hatsuzekku” das filhas. Apesar de ser um boneco, atraía a atenção de todos. Em princípio, eram extremamente caros, mas logo surgiram modelos mais populares. Um dos modelos mais conhecidos é a boneca que carregava o chá, conforme vídeo 01. Quando o chá era colocado na bandeja, ela começava a andar em direção à visita para servi-la. Esta boneca karakuri realiza seis movimentos distintos, utilizando apenas de uma mola espiral. Este tipo de boneco estaria mais próximo dos atuais bonecos mecanizados, ou robôs. A figura 03, mostra um antigo boneco que servia chá e o atual cachorro robô. Esta característica da mecanização talvez se dê pela região de “Aichi” – da qual o “Karakuri” é característico – ser uma área marcada pela industrialização.
Karakuri e Lean Manufacturing
Conforme relatado anteriormente o conceito do karakuri é o de utilizar a criatividade para gerar uma ação, no caso seria um movimento, um dispositivo algo que utilize o meio como energia (gravidade, madeira, molas). Esse conceito é utilizado no lean manufacturing na maioria das vezes designado como karakuri jig. O significado de karakuri é o de um mecanismo que dirige uma máquina (means the mechanism that drives a machine).
Ensinamentos do Conceito do Karakuri :
1 - Aplicação da idéia do karakuri;
2- Técnicas simples e de baixo custo;
3- Alta produtividade
4- Utilização dos recursos disponíveis
O poka-yoke, sistemática para eliminação de erros utiliza-se dos conceitos do karakuri, aplicando técnicas simples e eficientes.
Vídeo 01: Karakuri doll
Fonte: Ana Paula Almeida Cruz; Monozokuri Office; David Meier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário