domingo, 7 de junho de 2009

Evolução da Liderança

Através dos anos o líder corporativo passou por várias evoluções. A seguir temos a descrição do líder antigo ao líder moderno:

1950 – 1970 Líder Nato
Durante este período acreditava-se que alguns profissionais naciam com a habilidade de liderança. As principais características são: ambição, integridade, autoconfiança e profundo conhecimento técnico. A existência do líder nato, é considerado pelos especialistas como um mito, mas ainda existe pessoas que crê na sua existência.

1970 – 1980 Líder Comportamental
Este, é o aparecimento do líder voltados para resultados e para as pessoas. Essa teoria deu origem a Grade Gerencial, sendo que esta classifica as pessoas em eixos (produção x pessoas). Surgindo as pontuações 9/9 (nota máxima) e 1/1 (nota mínima).

1980 – 1990 Líder Situacional
O líder situacional surge com o objetivo de trazer resultados, em um cenário específico, desenvolvendo as pessoas. Este conceito, foi adotado quando um líder comportamental 1/1, conseguiu ótimos resultados enquanto o líder 9/9 levou uma empresa à falência.

2000 - Líder Moderno / Completo
O conceito de liderança exige uma postura profissional diferenciada. O líder traz resultados, constrói relações com clientes e com o mercado, falando a mesma língua do acionista, sendo este como exemplo na gestão de pessoas. A principal característica é a de ser líder de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário