domingo, 12 de julho de 2009

Mapa de Fluxo de Valor - Value Stream Map

Figura 01: Simbolos utilizados no V.S.M

O mapa de fluxo de valor é uma ferramenta que ajuda a identificar o fluxo de material e informação dentro de uma organização. Para elaborá-lo, deve-se apenas seguir a trilha da produção de um produto, desde o consumidor até o fornecedor (door to door), e, cuidadosamente desenha-se uma representação visual de cada processo no fluxo de material e informação. Algumas vezes, detalham-se mais um determinado processo para um objetivo específico na eliminação de desperdícios. Entretanto, normalmente o mapa de fluxo de valor é feito em uma única página e mostra desde a o recebimento da ordem de serviço até a entrega do produto final.
Figura 02: Desenhando o Processo





Acesso aos cursos: http://conteudo.voitto.com.br/promo_blog_engenharia_de_producao


Para iniciar o mapa, seguimos o fluxo do produto ao longo do sistema produtivo e observar o que acontece dentro das diversas transformações. Para elaborar o mapa, é importante coletar dados como tempo que o produto fica parado na linha de produção, a distância que ele percorre de um processo a outro, o número de vezes que ele precisa ser retrabalhado e quanto tempo é gasto nessa atividade que não adiciona valor ao produto. O controle das atividades de um operador manual precisa ser analisado, pois é onde se identifica o maior número de desperdícios. A partir dessa análise e da base de dados coletada, é necessário analisar cada segmento tentando reduzir desperdícios, diminuir tempo de operação e, principalmente, custos. Essas melhorias devem ser repassadas ao consumidor final. Fonte: Lean Instituto

Figura 03: Formulário V.S.M. - estado atual / estado futuro / estado ideal



Filme 01: Apresentação V.S.M. (versão inglês)


Formulários Lean

  No endereço http://www.lean.org.br/template.aspx , estão disponibilizados formulários lean e icones para a realização do mapeamento.

Formulário para A3 de Estratégia
Formulário A3 de situação atual
Formulário de Plano de Ação
Relatório A3
Ícones para o Mapeamento 

Software

 O software Smartdraw pode ajudar na construção gráfica do VSM, este software esta sendo disponibilizado gratuitamente durante 07 dias no seguinte endereço:  http://www.smartdraw.com/ .



 
Acesso ao curso: http://conteudo.voitto.com.br/promo_blog_engenharia_de_producao

2 comentários:

  1. Olá,

    Sou Janaina Oliveira e gostaria do contato de email de vocês para enviar-lhes um release de uma promoção que sorteará bolsas de pós-graduação nas áreas de gestão de projetos, engenharia de processos e outras.
    Aguardo o contato.
    Obrigada

    janaina.oliveira@bolt.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir