domingo, 10 de outubro de 2010

Melhorias no Processo


Uma pequena empresa familiar do ramo de transportes marítimos tem um pequeno barco que realiza a travessia de uma canal de 400m de largura.
Seu cliente típico está indo a um piquenique durante um dia da semana ou a um passeio de um fim de semana, de forma que a remada lenta de uma margem a outra do canal satisfaz suas exigências perfeitamente.
Em alguns dias da semana, porém está aparecendo um novo tipo de cliente: pessoas a caminho do trabalho, tentando evitar o tráfego na entrada e na saída da ponte que passa sobre o canal. As exigências de velocidades são mais rigorosas, este perfil de cliente está querendo chegar rápido ao outro lado do canal. Apesar disso está se formando uma fila nos cais de ambos os lados do canal.
Coletando os dados, descobre-se que leva em média 7,5 minutos em cada direção para atravessar o canal, este tempo de ciclo esta criando uma fila de espera no cais. O problema é óbvio , o barco (processo), é muito lento.
Em uma reunião de brainstorming, com a sua equipe (esposa e filhos), é desenvolvida uma lista de maneiras de melhorar o barco (processo), para que ele seja mais rápido e aumente sua capacidade. Dentre algumas ideias estão:
1- Remar mais rápido
2- Ter uma pessoa para cada remo
3- Consiguir remos maiores
4- Dar remos aos passageiros
5- Colocar uma vela
6- Raspar as conchas presas no barco
7- Retirar qualquer peso extra
8- Colocar um motor de popa
9- Colocar um grande motor de popa

Inicialmente as ideias foram analisadas relacionando ao custo, e duas delas foram às reais causas-raiz das viagens lentas: a raspagem das conchas presas no barco e a taxa de remagem que foi aumentada para 10 por minuto, diminuindo a viagem de ida e volta em três minutos.
Em alguns meses com a prosperidade do negócio o problema está de volta: filas no cais. A próxima solução foi a de comprar um motor de polpa de potência média, agora tendo o dinheiro para efetuar a compra.
O motor funciona bem, o barco (processo) está realmente dando certo, a viagem de 15 minutos agora é realizada em 5 minutos. Este foi um exemplo de melhoria de processo, claro que não acabará aqui, porque novos desafios surgirão.




Fonte: Estratégia Six Sigma, Peter S. Pande

Um comentário:

  1. Convite Webinar: Projetos Kaizen de Curta Duração + Case de Sucesso


    Data: 04/11/2010
    Instrutor: Marcelo Pires Justino
    Bio: Marcelo tem 10 anos de experiência profissional na área de melhoria contínua, qualidade e gestão de processos, Marcelo é responsável pela coordenação e implantação do Modelo de Gestão de Melhoria WCM, através do desenvolvimento de projetos/ferramentas do TPM, Seis Sigma e Lean, nas áreas de Manufatura e Administrativas das Plantas da Klabin Sacos Industriais no Brasil e Argentina.

    Inscreva-se já: http://www.lampadina.com.br/projetos-kaizen-curta-duracao/

    ResponderExcluir