A revista Exame, postou um artigo fazendo uma analogia entre os cases da Fuji e da Kodak, antigas rivais no segmento de filmes e de máquinas fotográficas, Na última semana foi anunciado a concordata da Kodak que está necessitando de 1 bilhão de dólares para se reerguer. A Fuji, desde o ano 2000 vem restruturando o seu campo de atuação e fazendo investimentos em novas tecnologias e tem projeções para 2012 de receitas de 30 bilhões de dólares e aumentar seu lucro em torno de 30%. Os principais pontos são abordados abaixo
1- Não esperou o barco afundar
Diferente da Kodak, a Fujifilm começou a deixar o mercado de fotografia de lado muito antes dele se tornar obsoleto. Mesmo com a chegada da fotografia digital, a empresa decidiu não apostar todas as suas fichas em um único negócio e começou então a diversificar sua receita. Hoje, apenas 1% do faturamento da Fujifilm vem do segmento de fotografia.
2- Diversificou seus negócios
Dentre as apostas da companhia, estão os segmentos de telas de LCD para televisores, computadores e outros aparelhos eletrônicos, de equipamentos médicos, medicamentos e até cosméticos.
3- Uso do know-how
Para desenvolver filmes fotográficos, a Fujifilm precisava lidar uma diversidade de produtos químicos. Com bastante conhecimento nessa área, a companhia decidiu usar a experiência e passou a desenvolver outros produtos que levassem os mesmos componentes químicos que ela já sabia manusear. Recentemente, a companhia lançou um produto de beleza que usa o mesmo componente dos filmes fotográficos, por exemplo.
4- Austeridade
Para chegar à posição que está hoje, a Fujifilm precisou de muito planejamento e cortes de custo. No ano 2000, a companhia anunciou uma redução de gastos de mais de 2,5 bilhões de dólares. A decisão visava reestruturar os negócios da empresa. Na mesma época, a Fuji reduziu o número de funcionários para voltar à rentabilidade.
5- Pensando no futuro
Como decidiu apostar em novos negócios, a Fujifilm não dependeu apenas do crescimento orgânico para avançar no mercado. Desde o ano 2000, a companhia já investiu mais de 8 bilhões de dólares em aquisições. A mais recente foi anunciada no final do ano passado, quando a empresa japonesa comprou, por 1 bilhão de dólares, a SonoSite, fabricante americana de equipamentos médicos.
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/industria/noticias/por-que-a-fujifilm-nao-teve-o-mesmo-final-que-a-kodak?page=2&slug_name=por-que-a-fujifilm-nao-teve-o-mesmo-final-que-a-kodak
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