sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Jaguar Land Rover : Fábrica no Brasil





  O governo do Rio de Janeiro  e a Jaguar Land Rover assinaram nesta quinta-feira (5) uma carta de intenções para a construção da primeira fábrica da marca nas Américas, em Itatiaia (RJ). Além da unidade do Rio, a empresa só tem filiais na China. Sua matriz fica na Grã-Bretanha.
  As obras terão início em meados de 2014 e os primeiros veículos deverão sair das linhas de produção no início de 2016. A capacidade de produção será de 24 mil unidades ao ano.Com investimentos de R$ 750 milhões até 2020, a fábrica deve gerar cerca de 400 empregos diretos. A previsão é que esse número dobre até o final da década.
  Além de suprir o mercado brasileiro, há a possibilidade de expansão da fábrica para exportar veículos, disse o presidente da empresa do grupo para a América Latina, Flávio Padovan. "Num primeiro momento, nós vamos focar no mercado brasileiro que é o maior da América Latina. Numa segunda fase, nós poderemos eventualmente avaliar a exportação do Brasil para outros países da América Latina. Nós vamos deixar a planta preparada para expandir."
  A Jaguar Land Rover tem 53% de participação no mercado brasileiro de utilitários esportivos (SUVs) premium. O grupo pretende encerrar o ano com aproximadamente 10 mil unidades vendidas no Brasil, contra cerca de 8 mil no ano passado. "O Brasil é um país que ainda tem um potencial enorme de crescer no mercado de luxo", afirmou Padovan.
  O projeto para trazer a empresa britânica para o Rio foi elaborado durante 18 meses.
  Na semana passada, a prefeitura de Itatiaia divulgou nota afirmando que a fábrica seria instalada na cidade. No comunicado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirmou que a cidade foi escolhida "por oferecer as melhores condições de topografia, localização e infraestrutura, como vias de acesso, fornecimento de gás e energia, além de estar às margens de um rodoferroviário e da principal rodovia do país, a Presidente Dutra".
  O município já conta com empresas como Michelin, Hyundai Heavy Industries e Rayovac. A planta da Jaguar Land Rover ocupará 590 mil m², segundo a prefeitura.
  O governo do estado enviou para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) um projeto de lei para possibilitar a cessão do terreno e deferimento do ICMS. No total, esses incentivos fiscais chegam ao montante de R$ 2 bilhões. A Alerj espera aprovar o documento em uma semana.
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/12/fabrica-da-land-rover-comeca-ser-erguida-em-2014-em-itatiaia-rj.html   

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário