domingo, 27 de junho de 2010

Primeira Camera Digital



Estou desenvolvendo uma tese sobre a montagem de câmeras digitais, nas minhas pesquisas descobri um artigo muito interessante sobre o inventor da câmera digital, Eng. Steve Sasson, que concedeu esta entrevista em 2007 quando foi nomeado para o Hall da Fama dos Eletrônicos de Consumo. Futuramente estarei comentando sobre as novos tecnologias de câmeras fotográficas digitais a de projeção da Nikon, e a câmera fotográfica digital 3D.


Foto 01: Primeira Câmera Digital

“Em dezembro de 1975, depois de um ano juntando um monte de novas tecnologias num laboratório nos fundos do Centro de Elmgrove, em Rochester, nós estávamos prontos para testá-la. “Ela” era um estranho conjunto de circuitos digitais que nos tentávamos convencer de que seria uma câmera portátil. Tinha uma lente que pegamos de uma caixa de peças usadas da linha de produção de câmeras Super 8 logo abaixo do nosso laboratório no segundo andar do Prédio 4. Na lateral da nossa invenção portátil, nós prendemos um gravador de fitas cassete. Junte a isso 16 baterias de níquel-cádmio, um novo tipo de sensor CCD altamente temperamental, um conversor analógico/digital roubado de um voltímetro digital, algumas dúzias de circuitos digitais e analógicos conectados em aproximadamente meia dúzia de placas de circuito e você tem a nossa interpretação de como uma câmera fotográfica portátil totalmente eletrônica deve ser.


Era uma câmera que não usava nenhum filme para capturar imagens estáticas – uma câmera que capturava imagens usando um sensor CCD, digitalizava a cena capturada e gravava a informação digital em um fita cassete. Ela demorava 23 segundos para gravar a imagem digitalizada na fita. A imagem podia ser vista removendo a fita da câmera e colocando-a em um aparelho de reprodução personalizado. Este dispositivo incorporava um toca-fitas e um sistema que recebia os dados da fita, interpolava as 100 linhas de captura para 400 linhas e gerava um sinal de vídeo NTSC que era, então, enviado para um televisor.

Aí está. Nenhum filme necessário para capturar e nenhuma impressão necessária para ver suas fotos. Isso foi o que demonstramos para muitas platéias internas da Kodak ao longo de 1976. Naquela que deve ter sido uma das mais insensíveis escolhas de um título de apresentação na história, nós a chamamos de “Fotografia sem filme”. Isso é que é animar o público! (N.T.: a produção e venda de filmes era um dos principais negócios da Kodak).

Depois de tirar algumas fotos das pessoas presentes na reunião e exibi-las na TV, as perguntas começavam a surgir. Por que alguém ia querer ver suas fotos na TV? Como você armazenaria essas imagens? Como seria um álbum de fotos eletrônicas? Quando este tipo de abordagem estaria disponível para o consumidor? Embora tenhamos tentado endereçar a última pergunta aplicando a Lei de Moore à nossa arquitetura (15 a 20 anos para chegar ao consumidor), nós não tínhamos idéia de como responder estes ou muitos outros desafios sugeridos por essa abordagem. Um relatório interno foi escrito e uma patente foi concedida para o conceito em 1978 (US 4.131.919). Eu guardei a câmera-protótipo comigo enquanto passava por diferentes áreas da empresa ao longo dos últimos 30 anos, principalmente como uma lembrança pessoal deste mais divertido projeto. Exceto pela patente, não houve nenhuma divulgação pública do nosso trabalho até 2001.

O “nós” nesta narrativa é formado principalmente pelas pessoas do Laboratório de Pesquisa da Divisão de Aparatos da Kodak em meados dos anos 1970 e, em particular, diversos técnicos altamente talentosos – Rick Osiecki, Bob DeYager e Jim Schueckler. Todos foram peças-chave para a construção da câmera e do sistema de reprodução. Eu me lembro especialmente de trabalhar muitas horas no laboratório com o Jim, dando vida a este conceito. Finalmente, lembro do meu visionário supervisor, o saudoso Gareth Lloyd, que apoiou o conceito e ajudou enormemente em sua apresentação ao mundo interno da Kodak. Olhando para trás, vejo que não poderia ter tido um melhor ambiente onde “ser louco”.
Muitos desenvolvimentos aconteceram entre este trabalho inicial e hoje. Computadores pessoais, a Internet, conexões de banda larga e impressão fotográfica pessoal são apenas alguns desses. É engraçado lembrar deste projeto e perceber que nós não estávamos realmente pensando nele como a primeira câmera digital do mundo. Nós estávamos olhando para ele como uma possibilidade distante. Talvez uma frase do relatório técnico escrito na época resuma melhor:

‘A câmera descrita neste relatório representa uma primeira tentativa de demonstrar um sistema fotográfico que pode, com melhoras na tecnologia, impactar substancialmente a forma como as fotos serão tiradas no futuro’



Fonte: Kodak Press

3 comentários:

  1. É incrivel, como uma empresa do porte da Kodak naquela época, não prestou atenção em sua equipe visionária, dando pouca importância no que seria a revolução digital há muito tempo mesmo atrás, e "lançando" a primeira máquina em 1990, com custo altissimo, dando enfase aos famosos filmes das suas maquinas convencionais que detinham uma fatia bastante expressiva do mercado. Se continuassem com a evolução no desenvolvimento do primeiro invento, com certeza não daria "chance" das concorrentes lançarem equipamentos similares e de baixo custo popularizando no mundo inteiro, ainda assim com certeza a kodak seria um gigante do setor, exemplos atuais como a microsoft, apple, ibm, coca cola, procter gamble, nestlé cada uma com expressiva participação no setor que atua. Se tem que inovar o tempo não espera !

    ResponderExcluir
  2. Você ainda é ligado nesse tema ou conhece alguém?
    Eu gostaria de discutir um projeto com alguém que conhecesse muito sobre montagens de câmeras.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade ficamos de boca aberta quando olhamos para as mudanças nessa área. Os avanços são incríveis depois das primeiras câmeras pioneiras. Na atualidade as câmeras 3d podem fazer fotografias das células, fotocópias do relevo, das cavidades e grutas, dos monumentos, permitem fazer copias em 3d de todo produto, são instrumentos indispensáveis em medicina, química, na industria etc. Que invenção !, aparelhos do futuro soubermos utiliza-los bem.

    ResponderExcluir