quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Coca-Cola PET: Resina Reciclada (bottle to bottle)






    A Coca-Cola Brasil anunciou recentemente o lançamento da garrafa "bottle to bottle", produzida com 20% de resina de PET reciclado.
    Com a nova embalagem, que reduz a quantidade de PET tradicional  (virgem) de 100% para 80%, a empresa espera economizar até cinco mil  toneladas de PET virgem até o fim do ano. De acordo com Rino Abbondi,  vice-presidente de Técnica e Logística da Coca-Cola Brasil, a previsão é  de que até 2014 todas as embalagens PET do portfolio da Coca-Cola sejam  fabricados com a tecnologia, fazendo com que esta economia chegue a 60  mil toneladas por ano.
   A nova garrafa começará a ser comercializada ainda neste mês,  inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 2,5 litros, pelo fabricante  Spaipa, que atua no Paraná e em parte de São Paulo. No ano passado, a Coca-Cola Brasil já havia lançado a PlantBottle na América Latina, garrafa PET com origem vegetal.   
   Em julho deste ano, a bebida 7UP, da PepsiCo, lançou no Canadá sua embalagem EcoGreen, primeira garrafa feita a partir de PET totalmente reciclado a ser comercializada na América do Norte.
   A quantidade de desperdicio para se fabricar uma garrafa PET é muito grande, a preparação do equipamento de extrusão, gera muitos residuos e no caso do PET que e um material higroscópico (tendência para absorver a umidade do ar), que necessita de cuidados especiais referente a umidade do ambiente, no processo é utilizado um secador de PET, se o equipamento não estiver bem controlado com seus itens críticos de temperaturas de secagem e tempo pode acarretar sérios problemas, entre eles: quema da resina ou excesso de umidade entre outros problemas no processo e o custo do refugo é muito alto. As empresas envasadoras da Coca-cola, geralmente compram a pré-forma injetada e apenas realizam o processo de sopro em equipamentos específicos que se chamam de sopradoras.

História do PET
 
Formulação do PET
   As garrafas PET são constituídas de Politereftalato de Etileno, que é um polímero termoplástico, formado através da reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, desenvolvido por dois químicos britânicos em 1941 chamados Whinfield e Dickson.
   O PET começou a ser fabricado na década de 70, após uma revisão dos aspectos de segurança  e meio ambiente. Canadá e EUA iniciaram a coleta dessas garrafas no inicio dos anos 80, inicialmente reciclando para fazer enchimento de almofadas, mas com a melhoria da qualidade do PET, iniciaram-se aplicações diferenciadas, como lâminas, tecidos e garrafas para produtos não alimentícios. Aumentando gradativamente as tecnologias, na década de 90, o governo americano liberou o uso deste material para embalagem de alimentos, dentro de algumas normas.



Resina PET

Pré-forma PET


   A Coca-cola tem seus parametros de qualidades referente as especificações das resinas PET, um dos fatores criticos e o do acetaldeido , caso esteja em valores acima do especificado pode-se alterar o sabor dos produtos.
  Com as novas  tecnologias de reciclagem química o PET pode ser despolimerizado, fazendo que se recupere a matéria-prima básicas iniciais, podendo reutilizar essa matéria-prima recuperada, e produzir novamente a resina PET.
  Este é um caminho excelente para a destinação do PET, talvez no futuro seja como o alumínio com o reaproveitamento total.



http://www.bolsadereciclaveis-sp.com.br/index.php?cat=pagina&id=12




Um comentário:

  1. Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

    Giaonhan247 chuyên dịch vụ chuyên dịch vụ mua hàng trên Amazon ship về Việt Nam uy tín, dịch vụ ebay vn nhanh chóng và dịch vụ order hàng Mỹ uy tín.

    ResponderExcluir