quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Resolução de Problemas - Problem Solving



 
Um pensamento criativo voltado para resolução de problemas é uma das características chave da Toyota, que utiliza como slogan Yoi shina, yoi kanga, que significa bom pensamento, bons produtos.
      Trabalhar na resolução de problemas, requer as habilidades de  um investigador e a de fazer experimentações científicas além de ser uma grande oportunidade de descobrir coisas novas a serem melhoradas. No livro, O Gerente Lean, um mestre de Lean tinha o conhecimento da causa raiz de um problema mas não comentou com a equipe, desta forma ocorreu o desenvolvimento da equipe para achar a causa raiz do problema e consequentemente a sua solução. A alta adminstaração, deverá dar o apoio abrangente para esta prática que deve ser disseminada para todos, principalmente para as equipes do chão-de-fábrica.   

Entendendo um problema

Gráfico de análise do processo

         As variações (D) nos processos ocorrem por diversos fatores, o que temos que fazer é manter essas variações  controladas através de ações consistentes para estabelecer o nível de padrão (S) desejado.

           No livro O Modelo Toyota, Manual de Aplicação de J. Liker, propõem uma análise em oito passos conforme os princípios da Toyota:


1- A análise não deve ser obscurecida por idéias preconcebidas das causas do problema, isso impossibilitará uma análise proveitosa e é muito provável que conduza a maus resultados;
2- Siga sempre o princípio do genchi genbutsu para verificar a fonte do problema, não dependa de terceiros , nem de dados para descobrir a causa. Use as informações para que elas lhe apontem a localização de onde ir e ver. A causa deve observada em primeira mão;
3- A análise segue até que se esteja certo de que as verdadeiras causas, ou raízes do problema foram descobertas, uma ferramenta muita eficaz é o uso dos cinco porquês;
4- A utilização da espinha-de-peixe auxilia para as diversas possíveis causas para os problemas, podendo aplicar os 4M ou 6M (materiais, máquinas, método, meio, mão-de-obra, materiais);
5- Como há diversas causas possíveis, é necessário se limitar-se às mais significantes, a limitação permite a concentração dos esforços para gerar melhores resultados podendo ser utilizada a metodologia GUT (Gravidade, Urgência, Tendência);
6- Durante a análise , a meta é identificar causas que possam ser corrigidas pelo solucionador do problema, evitando a tendência de delegar o problema a terceiros, esta prática auxilia na famosa pergunta: o que podemos fazer? 
7- Uma análise meticulosa e completa gerará causas que claramente indicarão medidas corretivas específicas. Existe um caminho que vai do problema à causas e às soluçõe;
8-A análise meticulosa e completa proporciona dados factuais, possibilitando a previsão precisa de resultados potenciais quando as causas são corretas. A determinação do resultado exato é parte importante do processo, uma vez que força a avaliação da capacitação e da eficácia no exame de um problema.

 Algumas recomendações adicionais:

9- Para a análise da causa raiz de um problema, vários departamentos devem estar envolvidos e principalmente a equipe que executa a atividade;
10- Um controle efetivo da solução do problema deve ser feito, gráficos de controles e principalmente uma avaliação dos impactos que podem gerar no processo;
11- Utilizar todas as ferramentas para análises dos problemas (sete ferramentas classicas da qualidade), colocar flip charts no local do problema e fazer uma análise no gemba (no local).


 

Método de Resolução de Problemas

 
Uma forma de apresentação visual do método é através do formulário A3, apresentado anteriormente no blog, segue o endereço da página:



Fonte:Modelo Toyota, Manual de Aplicação. Jeffrey K. Liker


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