sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Shisa kanko

 shisa kanko


  O shisa kanko, que tem seu significado para o português de apontar e falar, é utilizado no Japão em diversas atividades, principalmente as relacionadas  a   segurança do trabalho, mas podendo ser aplicada em outras áreas. Através desta metodologia a atenção é redobrada, sendo caracterizado como uma especie de check list falado e gesticulado .  poka-yoke, que é um sistema à prova de erros, amplamente utilizado na área industrial pode ser utilizado em conjunto com o shisa kanko.

shisa kanko
 A história do shisa kanko   iniciou no   século XX, nas linhas férreas do Japão. tendo como   finalidade a  verificação das sinalizações. 


Relatos remontam para o início de 1900 sobre um engenheiro de locomotivas chamado Yasoichi Hori, que supostamente estava começando a perder sua visão. Preocupado em fazer um sinal por engano, Hori começou a sinalizar verbalmente para o bombeiro que estava trabalhando com ele. O bombeiro iria confirmar o entendimento do sinal chamando-o de volta. Um observador entendeu que esta poderia ser uma excelente maneira de reduzir erros e, em 1913, foi codificado em um manual ferroviário como ‘kanko oto’ ("chamada e resposta").x .O apontador veio mais tarde, provavelmente depois de 1925.
   A teoria é que, ao ouvir a sua própria voz e envolver os músculos da boca e do braço, você estimula seu cérebro a ficar mais alerta. A prática do shisa kanko pode reduzir em ate 85% dos erros. Assista a reportagem sobre o tema no vídeo abaixo.



Fonte: https://www.japantimes.co.jp/news/2008/10/21/reference/jr-gestures/#.WZZSVdKGPhl



shisa kanko
shisa kanko



Fonte:
http://www.jniosh.go.jp/icpro/jicosh-old/english/zero-sai/eng/ okk
http://muitojapao2.blogspot.com.br/2010/08/apontar-e-feio.html okkk
https://pt.wikipedia.org/wiki/Shisa_Kanko okkkkk
http://www.cltservices.net/artigos-e-noticias/shisa-kanko okk
https://www.japantimes.co.jp/news/2008/10/21/reference/jr-gestures/#.WZZSVdKGPhl
https://harishsnotebook.wordpress.com



shisa kanko
shisa kanko

                                                   


Um comentário: