sábado, 9 de maio de 2009

Manutenção Industrial



A manutenção assume hoje um papel importantíssimo no contexto industrial, influenciando diretamente na produtividade e custos. Com finalidade básica de manter os equipamentos funcionado a maior parte do tempo e a custos mais baixos, a manutenção, dependendo da forma como é executada, pode ser dividida em:
Corretiva, Preventiva e Preditiva.

Manutenção Corretiva:
É a mais conhecida e baseia-se na ocorrência da falha do equipamento, para não executar o reparo. Implica em perda de produção e danos consideráveis à máquina, constituindo-se no método mais dispendisioso.

Manutenção Preventiva:
Consiste em exercer um controle sobre o equipamento, de modo a reduzir a probabilidade de falhas, baseado em intervalos regulares de manutenção. O problema desse tipo de manutenção está na escolha de um intervalo apropriado para se programar a parada do equipamento. Este intervalo é de difícil determinação e é baseado aleatoriamente, por experiência ou estatisticamente, sem estudar a conveniência ou não da parada da máquina.

Manutenção Preditiva:
É um meio termo entre os dois tipos de manutenção anteriores. Consiste em se programar a parada no momento necessário, tanto para o equipamento como para o Processo produtivo. Isto é possível através do acompanhamento das condições da máquina e como estas condições variam com tempo.

2 comentários:

  1. Visite www.kronweb.com.br e conheça uma nova tecnologia pra análise preditiva em motores trifásicos.

    ResponderExcluir
  2. Estamos realizando seleção de Coordenador de Manutenção Industrial, nível Técnico, para multinacional do ramo de siderurgia, localizada em Candeias/BA.
    Os interessados deverão encaminhar currículo para excelenciaconsultoriarh@yahoo.com.br ou ligar para: (71) 8165 2046 e falar com Renata.

    ResponderExcluir