segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Exercício: Fabricação da Jabulani


Jabulani é a bola de futebol que foi utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas.

Características:

A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola significa "Celebrar", em isiZulu.

Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.

Processo de Fabricação

O vídeo encontrado no youtube, apresenta de forma simplificada o processo de fabricação da bola Jabulani. O objetivo é analisar este filme e descobrir os principais pontos de análise para realização de melhorias no processo produtivo. Não temos nenhuma informação adicional à respeito da produção, apenas temos este filme. Utilizaremos os conceitos dos principais desperdícios e propondo melhorias.





Este é um excelente exercício para identificarmos as necessidades de melhorias em um processo de fabricação, a utilização de um vídeo ajuda a rever os processos.

Principais objetivos do exercício:

- Como é fabricado a bola da copa do mundo
- Analisar o processo do vídeo
- Quais são os pontos a serem melhorados, utilizando os conceitos do Lean manufacturing , os problemas designamos como oportunidades, e as possíveis soluções como sugestões a serem implementadas.

Análise Inicial do Vídeo

Tempo: 0:05
Oportunidades: Bolas manufaturadas em excesso, na área da lateral da área produtiva, este é um local inadequado
Sugestão: Identificar a área, caso esteja aguardando algum teste final ou o processo de embalagem.

Tempo: 0:17
Oportunidade: Desperdício de material, sobra de materiais no gabarito da prensa.
Sugestão: Possibilidade de fazer uma melhoria no layout de corte, otimização do corte para reduzir o desperdício de materiais.

Tempo: 0:20
Oportunidade: Excesso de materiais na área da costura.
Sugestão: Utilizar o conceito de fluxo do processo, definir quantidades a serem alimentadas, construir suportes de alimentações com o apoio da gravidade para serem abastecidos.

Tempo:0:22
Oportunidade: A operadora termina a costura e simplesmente joga o material em uma esteira, acarretando um desperdício de tempo de 3 segundos e o deslocamento de aproximadamente de 80cm, uma atividade que não agrega valor ao produto.
Sugestão: Utilizar um tubo de pvc cortado direcionado para a esteira, no qual a operadora somente coloca o material e por gravidade cai na esteira.


Analise o vídeo e continue com as possíveis sugestões de melhorias.

Fonte:
http//www.youtube.com/watch?v=zbLjk4OTRdI
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adidas_Jabulani

Um comentário:

  1. Muito interessante. Fiquei impressionado com a atividade da montadora (00:22) na área da costura de jogar o produto na esteira. quantos operadores realizam esta atividade por dia e quanto desperd´cio de de tempo e movimento são gerados por dias. Fazendo um cálculo da hora de trabalho é possivelsaber o quanto em dinheiro esta perdendo.

    Saudações...

    ResponderExcluir