terça-feira, 17 de agosto de 2010

Volante Ferrari - Lean Thinking





A F-1 começou a perder as características que encantaram gerações nos anos 1990 quando o salto tecnológico tornou o piloto quase um coadjuvante no cockpit. “Os carros de corrida são equipamentos e não mais automóveis. No volante, há mais de 100 botões. O condutor virou um operador de máquina”, reclama Bird Clemente, 72 anos, primeiro brasileiro a guiar, profissionalmente, um carro de corrida. (revista ISTOÉ:N° Edição: 2125 , 30.Jul.


Em um carro de Fórmula 1, temos vários exemplos de um processo enxuto de produção (Lean Manufacturing), no volante do carro é onde se concentra as informações e as funções para as analises de desições do piloto, anteriormente era utilizada apenas para guiar, hoje é um verdadeiro computador de bordo e claro um volante. A tecnologia da F1 está presente em todos os detalhes, peças, aerodinâmica, entre outros. Abaixo segue uma lista dos principais funções deste volante:

1- Chave para virar o ajuste frontal do flap
2- Botão utilizado para todo gerenciamento do motor durante a partida
3- Acionamento do neutro do carro
4- dispositivo para acionar o limite de velocidade ao entrar para o pit stop
5- Regula o diferencial de entrada e de saída de curva, Permite um melhor comportamento do carro em pontos importantes da curva
6- Regula a inclinação da asa frontal
7- Mistura de combustível
8- Mapa eletrônico do acelerador, botão que permitecalcular aderência da pista
9- Utilizado para se comunicar com o boxe via rádio
10- Regula as funções da bomba de óleo
11- Permite controlar a incidência do flap de maneira sequencial de meio em meio grau
12- É uma espécie de computador do carro, controla um grande número de funçõese varia de acordo o piloto ou a equipe
13- Modifica os parâmetros do visor, que fica na parte superior do volante
14- Botão acionado pelo piloto, quando está com sede, ele bebe uma mistura energética para repor os sais minerais pertidos
15- Serve para controlar os giros do motor
16- Controle de torque
17- Chave para responder a equipe
18- São ativados as duas fases da partida
19- Configura o carro para pista molhada


Relacionando o volante à filosofia lean:

O principal objetivo do piloto é o de conduzir o seu carro da melhor maneira possível para ganhar a competição. Esta é a meta e o objetivo do negócio. O piloto, não pode ter desperdício de tempo, movimentos e atividades que não agregam valor ao seu propósito, sendo esses alguns conceitos do lean manufacturing. Algumas associções serão descritas

A utilização do conceito Andon, é amplamente utilizado no volante descrito acima. Andon, tem o significado da gestão visual, onde se tem os controles e desempenho do carro, podendo tomar uma desição de imediato perante uma situação. (O conceito do Andon, foi comentado anteriormente no Blog).
A utilização do conceito Poka-yoke, com a finalidade de evitar erros ´mistake proofing´, neste caso o controlador de velocidade é utilizado na área do pit stop. Anteriormente os pilotos eram penalizados por excesso de velocidade na área do pit stop, este controle era efetuado manualmente

Sistema de alimentação Sushimashi (aranha d´ água), o piloto e a equipe tem o controle da necessidade do reabastecimento ou a troca de pneus ou alguma necessidade de manutenção, porém neste caso o piloto é que se dirige ao encontro do sitema de alimentação, contrariando o conceito do aranha d´água, relatado anteriormente neste blog.

SMED (Troca rápida), no controle do volante tem os indicadores da necessidade de um possível pit stop, para reabastecimento, troca de pneus ou alguma outra manutenção. O pit stop, é um exemplo de como se deve efetuar um set up em uma linha de produção, rápido e eficiente.

TPM( Manutenção produtiva total), mesmo considerando todos os controles no volante ,quando o piloto tem habilidade de detectar algum possível problema, utilizando os conceitos dos sentido (escutar, olhar, tocar).

TACT-TIME, marcadores de velocidade, o piloto tem que ser mais rápido do que os concorrentes, caso esteja em primeiro lugar ele fará o ritmo da competição.

Podemos fazer várias analogias entre um carro de Formula 1 (volante), e um sistema de produção lean esta foi apenas uma pequena comparação.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Kaizen Sheet


Antes de iniciar uma atividade de melhoria contínua Kaizen é necessário realizar um levantamento das informações atuais do processo a ser melhorado, para isso é utilizado um formulário chamado de kaizen sheet. este formulário tem que ser bem simples mostrando a situação anterior, antes da melhoria e a situação após a melhoria. A apresentação deste formulário, tem que ser em apenas uma folha A4. As principais informações são as seguintes:

- Layout
- Posição do operador
- Fluxo do produto
- Tempo de ciclo (Cycle time)
- Tempo de cada operação
- Estoque de semi-acabado no processo (WIP)
- Processo anterior e processo posterior



Na condução das atividades de kaizen o MUDA, tem que ser analisado, conforme mencionado anteriormente no blog o Muda, significa desperdício. Realize alguns questionamentos : 1 - Quais são os desperdícios desta atividade em específico; 2- Por que existe muito material no processo (WIP); 3- Este transporte é necessário; 4- Este movimento ou atividade agrega valor ao produto; 5- Por que existe tanta distâncias entre os processos.

As principais etapas da atividade de kaizen:

1- Vá ao Genba (produção);

2- Identifique o Muda (desperdícios);

3- Implementa a melhoria o kaizen;

4- Reveja o resultado;

5- Implemente novamente o kaizen;

Nas atividades de kaizen, a equipe tem que ser treinada na condução da mudança da situação atual, supondo que esta melhoria seja realizada em uma linha de produção, as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente no processo : montadores, alimentadores, supervisores, chefes. Todos tem que estar ciente do motivo da atividade de melhoria. As sugestões tem que serem ouvidas e analisadas e quando implementadas serão premiadas. as atividades motivacionais para condução do processo de melhoria é muito importante, porque sabemos que existe uma resistência natural na mudança de uma atividade. Por isso devemos trabalhar na implantação das melhorias e depois com a equipe comemorar os resultados.

domingo, 1 de agosto de 2010

Indústria Bancária



Nesta semana a revista exame publicou um artigo referente aos juros bancários: crédito pessoas, cheque especial, aquisição de veículos e aquisição de bens. Um trecho deste artico foi descrito abaixo.


Dados do BC mostram que os empréstimos tomados por pessoas físicas no BB e na Caixa costumam ser mais baratos que no Santander, Itaú e Bradesco.

Não por acaso, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil possuem até hoje a liderança no ranking das menores taxas ofertadas para a pessoa física entre os grandes bancos de varejo. Para se ter uma ideia, a diferença entre Caixa e Bradesco, respectivamente primeiro e o último colocado na modalidade de crédito pessoal, chega a quase 100%. As instituições públicas também cobram menos juros no cheque especial e financiamento de veículos. Confira os dados divulgados pelo Banco Central para o período que vai de 25 de junho a 1º de julho:


Fonte: Revista Exame

http://portalexame.abril.com.br/financas/credito/guias/quer-pagar-menos-juros-va-banco-publico-581903.html?page=2