sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hoshin Kanri

Hoshin é uma palavra japonesa, sugere o brilho da agulha da bússola de metal, o que conduz todas as unidades individuais em direção à meta.
Imagine uma armada, em uma noite sem estrelas, levando conquistadores na direção do alvo. Cada capitão é o mestre da fé de seu navio, embora todos possam chegar, onde planejou, como o destino é conhecido, e um resplendor de agulha da bússola ajuda a manter a trilha.
Hoshin Kanri foi traduzido implantação de políticas, gerenciamento de políticas, implantação objetivo , entre outros.
Algumas empresas mantiveram o nome japonês, curto para HOSHIN . " Kanri "significa" mapa "ou" planejamento ".
Objetivos corporativos são definidos ao mais alto nível
Esta visão deve ser compartilhada por todos, para que de forma consistente se possa atingir as metas. A empresa define os seus próprios objetivos, de acordo com sua visão de negócio, este vai descendo em cascata para a base (difusão vertical) ou em coordenação entre as divisões (colaboração horizontal) ou uma mistura de ambos. O conceito principal : se todos os objetivos subjacentes forem atendidos, o objetivo maior é automaticamente atendido, e assim por diante, em cascata para cima.

Hoshin Matriz

No tempo regular e programada, o progresso é monitorado através de indicadores, definidos ao mesmo tempo como objetivos.
Cada nível / camada relata seu progresso ao seu nível toping / camada. De acordo com avaliação de progresso, onde os desvios devem ser corrigidos.

PDCA



Este processo é interminável, contínua e segue o PDCA (Plan-Do-Check-Action):
Primeiro passo : AÇÃO , os objetivos mais elevados e as prioridades são definidas (planejamento estratégico)
Segundo passo : PLANO ; cada divisão, subsidiária sugerem os seus próprios objetivos, define os recursos e meios necessários, bem como indicadores para monitorar o progresso. Esta é a fase de alinhamento da empresa ou "Implantação objetivos".
No final das negociações internas, o consenso é obrigatório e  as propostas de nível inferior irá obter a aprovação por seu supervisor.
Terceiro passo : DO ; gerentes de divisão, chefes subsidiários, líderes de seção explicam seu plano para o seu pessoal e as ações necessárias .
Quarto passo : CONFIRA ; rever e melhorar, verificar e reagir. A verificação pode ser diária ou com menor frequência. Essa verificação significa que trará reação a qualquer desvio.
Após o ciclo completado, geralmente em um ano, ela será revisada que pode ser através de: auditorias, conferências ...
Os resultados serão analisados ​​e explicados, eles serão a base para definição de novos objetivos para o novo ciclo, começando com uma nova ação.
O PDCA roda, no entanto, não se pode esquecer que o movimento é uma espiral: objetivo, uma vez atendidos, o próximo deve ser definido mais alto!
Três questões-chave da HOSHIN são:
      1. A integração vertical
      2. Coordenação horizontal
      3. Otimização de unidades

A integração vertical

Objetivos são claros e compartilhados por todos os membros da organização, os esforços individuais para trazer contribuição para o objectivo comum. Desde que a imagem de "visão compartilhada", ou o de brilho da agulha principal.

Coordenação horizontal

Processo de melhoria 

Otimização de unidades

Objetivos definidos e em cascata definido para cada unidade permite alcançar a META .


Resumidamente, Hoshin é uma ferramenta de aplainamento de comunicação, e de controle, O ponto forte do hoshin kanri é sua capacidade de traduzir os objetivos qualitativos em objetivos quantitativos e planos de ação. Permite concentrar inúmeros recursos em um número restrito de ações prioritárias.
Hoshin é mais freqüentemente usado para líder estratégico, ou em níveis mais baixos, para conduzir projetos de melhoria.

Diferenças entre Administração por objetivos e HOSHIN 
 Hoshin parece mais focado, enquanto Administração por objetivos baseia-se em direções. Hoshin foca na melhoria do processo ao invés de desempenho.





O consultor Josué Bressane Júnior, entrevistado do programa Mundo Corporativo da Radio CBN,  explica o que é o método Hoshin Kanri.

 

Um comentário: