Tradicionalmente no processo de comercialização de bens e serviços, tem sido utilizada a instituição da Garantia, durante um determinado período de tempo. A Garantia tem um efeito de marketing, frequentemente utilizado pelos fabricantes. “Garantimos nosso produto até a copa do mundo de 2014”, marketing utilizado por uma empresa de televisores. Durante o período da Garantia o fornecedor ou fabricante, compromete-se a consertar ou substituir, total ou parcialmente o produto, ou seus componentes que apresentem defeitos operacionais ou construtivos sem ônus para o usuário.
Embora esse compromisso represente uma tranqüilidade para o cliente, o fato de não
dispor do produto durante o período de conserto do mesmo, ou ficar sem ele com demasiada freqüência, representa no mínimo um motivo para perda de satisfação para com o fornecedor do bem ou serviço.
Em outras ocasiões o produto é utilizado em lugares remotos ou em condições muito
críticas. Nesses casos o interesse maior do cliente é que o produto não falhe e a garantia passa a ter uma relevância secundária.
Por estes e outros motivos é desejável colocar no mercado um produto ou serviço que
não apresente defeitos, ou seja, sem falhas, até onde isso possa ser possível. Cada vez mais o cliente espera um produto confiável e com o nível de desempenho especificado.
- Confiabilidade
A definição de Confiabilidade, abrangentemente, é associada em dependência do
funcionamento desejado do sistema, ou seja: isento de falhas durante a sua vida útil.Para efeito de análise em engenharia, por outro lado, é necessário definir confiabilidade quantitativamente em termos de probabilidade. Então, confiabilidade pode ser definida como a probabilidade que um sistema irá executar a função desejada por um perído de tempo determinado, sobre condições determinadas.
– Prevenção de falhas
Para se conseguir a confiabilidade exigida nos produtos, devemos adotar algumas ações preventivas, de forma a garantir que as falhas não ocorram.
A NASA, aplicou várias metodologias de prevenção de falhas na construção de suas espaçonaves e posteriormente as industrias vem adotando nas últimas décadas inúmeros métodos para realizar a prevenção do aparecimento de falhas em seus produtos. As primeiras industrias a utilizarem esses métodos foram as automobilísticas e de aparelhos eletrônicos, sendo posteriormente adotados por outros ramos da industria e da prestação de serviços.
Entre os métodos para a prevenção dessa falhas podemos destacar algumas metodologias que são amplamente empregadas no cotidiano:
•FMEA de projeto (Análise dos Modos e Efeitos da Falhas)
•Design Review
•SET (Times de Engenharia Simultânea)
•Auditorias de Sistemas
•Auditorias de processo
– Análise de Falhas
Mesmo com todos os cuidados e metodos utilizados na prevenção dos problemas desde o projeto até o processo de fabricação dos produtos, os problemas ocorrem. E essa ocorrência em geral está relacionada ao desempenho dos processos de fabricação e de seus parâmetros.
Quando os problemas ocorrem torna-se necessária então que os mesmos sejam
resolvidos, com a maior eficácia e no menor espaço de tempo possível, de forma a diminuir os custos envolvidos na garantia do produto ou serviço.
As empresas vem desenvolvendo e aplicando inúmeras técnicas para a solução dos
problemas surgidos. Dentre essas técnicas, destaca-se a conhecida a ferramenta chamada de MSP – Método de Solução de Problemas.
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